20 de julho de 2012

Opinião - A Saga de Alex 9


Dois planetas em diferentes etapas de desenvolvimento. Duas guerras que podem levar ao extermínio. Uma profecia desconhecida. Qual será o papel de Alex 9?

Estamos no século XXII. Alex 9 é uma órfã adotada por uma poderosa corporação e treinada para ser a mais temível arma de combate que já existiu. Envolvida numa missão da qual desconhece os contornos, é lançada para os confins do espaço e só acorda duzentos anos depois na Terra. Mas não é a nossa Terra. Este novo planeta em tudo semelhante ao nosso vive numa Idade Média onde impérios se enfrentam em sangrentas batalhas. E a chegada de Alex 9 veio baralhar tudo pois cumpre uma antiga profecia. Atacada por forças misteriosas que procuram destruí-la, a jovem também encontra aliados inesperados e, quem sabe, algo que sempre julgou não estar destinado a si. Numa saga repleta de perigos, para sobreviver Alex 9 terá de desvendar os mistérios que levaram dois mundos distantes no espaço e no tempo a embrenharem-se em guerras sangrentas. E com armas magnéticas, espadas japonesas, batalhas de naves e cargas de cavalaria a concorrerem entre si, só uma mulher como Alex 9 tem hipóteses de o fazer. Mas qual será o preço?

Opinião:

O livro "A Saga de Alex 9" engloba três livros: "A Guardiã da Espada" e "A Coroa dos Deuses", que já tinham sido publicados, e que foram revistos e aumentados, e ainda "A Magia dos Ventos". 

Este livro marca também o final do heterónimo Martin S. Braun, que agora já assina os seus livros com o seu nome, Bruno Martins Soares.

O Planeta Terra no séc XXII é governado por poderosas corporações, que têm várias colónias  em Marte, na Lua e Júpiter. Mas a rivalidade entre as principais corporações vão originar uma terrível guerra.

Alex 9, é uma comando ao serviço da corporação Takahashi-NcNamara, e está numa perigosa missão em Marte. Depois de completar a missão ela entra numa nave espacial rumo à Terra, mas quando acorda da criogenia apercebe-se que se passaram 200 anos  e vai parar a um planeta muito parecido com o nosso, ao qual chama Segunda Terra, mas que vive numa época medieval.

Um dos pontos mais bem conseguidos nesta saga é a interligação entre dois géneros literários a fantasia épica e a ficção cientifica.  O ritmo deste livro é sempre muito acelerado e com constante troca de POV, o que poderá causar alguma confusão ao leitor mais desatento. 

A descrição das principais batalhas está também descrita de uma forma muito boa e contam com o apoio de um mapa que demonstra a disposição militar dos exércitos, o que torna mais fácil a compreensão da acção.

Antes da publicação do livro, o Bruno Martins Soares teve uma iniciativa que deverá ser inédita, sugeriu aos membros do Fórum da Colecção Bang! criarem personagens que ele iria inserir no livro "A Magia dos Ventos", iniciativa em que eu participei com a criação do Jolsharn.

Em suma, este livro é um dos melhores livros que li de um autor nacional e que sem dúvida merece ser lido por todos os amantes da fantasia e da ficção cientifica. 

Desejo toda a sorte do mundo ao Bruno, e espero que ele no futuro possa a vir escrever mais  livros com a qualidade deste.

Avaliação: 9-10

16 de julho de 2012

Opinião - A Forca


Como defenderá alguém uma cidade rodeada por inimigos e infestada de traidores, quando os seus aliados não merecem confiança e o seu antecessor desapareceu sem deixar rasto? Bastará para fazer um torturador sentir vontade de fugir (mesmo que conseguisse caminhar sem bengala) e o inquisidor Glokta precisará de encontrar as respostas antes que o exército gurkês lhe bata aos portões. Os nortenhos passaram a fronteira de Angland e espalham fogo e morte pelo território gelado. O príncipe Ladisla pretende rechaçá-los e cobrir-se de glória eterna. Há apenas um problema: ele comanda o exército com o pior armamento, a pior preparação e a pior liderança em todo o mundo. E Bayaz, Primeiro dos Magos, lidera um grupo de aventureiros arrojados numa missão pelas ruínas do passado. A mulher mais odiada do Sul, o homem mais temido do Norte e o rapaz mais egoísta da União poderão ser estranhos companheiros de viagem, mas, se conseguissem deixar de se odiar, seriam também companheiros potencialmente letais. Segredos ancestrais serão expostos. Batalhas sangrentas serão ganhas e perdidas. Inimigos declarados serão perdoados... mas não antes da forca.

Opinião:

"A Forca" é o segundo volume da trilogia "A Primeira Lei" escrita pelo inglês Joe Abercrombie.

Jezal, Logen, Ferro, Pé-Longo e Quai iniciam a demanda  com o Primeiro Mago Bayaz para descobrir um poderoso artefacto para ajudar a luta de Bayaz contra Khalul. A demanda levará-os a percorrer perigosos territórios e a enfrentar inúmeros perigos.

Glokta, agora Superior de Dagoska tem a difícil tarefa de defender uma cidade cercada por um poderoso inimigo e que tem um governo corrupto. E ainda tem a missão de descobrir o que aconteceu ao seu antecessor, que desapareceu sem deixar rastos.

No Norte, continua a luta entre a União e as tropas Nortenhas comandadas pelo astuto rei Bethod, o vasto exército da União sente dificuldades em lidar contra o mais bem treinado e comandado exército do Norte. 


Mapa do Circulo do Mundo


Enquanto que "A Lâmina" foi um livro mais introdutório e que serviu para apresentar ao leitor o Circulo do Mundo, e as suas diferenças culturais e ambientais, este livro é repleto de acção, intrigas  e guerras. O enredo está bem construído e as descrições do ambiente são fantásticas. 

Eu gostei muito do livro, depois do início prometedor as minhas expectativas cumpriram-se. E espero que a publicação do próximo não demore tanto, porque eu estou desejoso para ler o "O Último Argumento dos Reis", livro que concluirá a trilogia.


Avaliação: 9-10

3 de julho de 2012

Opinião - O Ladrão do Céu



O tesouro mais bem guardado do planeta. Um segredo antigo e arrebatador. Uma viagem inesquecível ao coração do Vaticano. 
Num pequeno e altamente fortificado quarto ao lado da Capela Sistina, um mestre ladrão prepara-se para atacar. Tudo o que ele precisa é de apenas alguns segundos para roubar o mais importante tesouro do museu do Vaticano: duas chaves antigas, uma em ouro e outra em prata, que tanto podem proteger o segredo da salvação... como abrir as portas para o fim do mundo! 
De uma nova voz na ficção contemporânea, vem um thriller tão engenhoso e arrepiante como os melhores que já leu, de tal forma que a Twentieth Century Fox adquiriu de imediato os direitos para uma megaprodução.

Opinião:

Michael St. Pierre é um ladrão especialista em roubos de difícil execução e é extremamente minucioso no seu planeamento. Mas num roubo de alto risco a uma embaixada as coisas não correm como ele planeava e é preso.


Mary é a mulher de Michael, que ao saber o que marido fazia, faz prometer a deixar os roubos. Depois de sair da prisão, Michael abre uma pequena loja de segurança. Mas alguns conhecimentos poderão fazê-lo quebrar a promessa feita à sua mulher..


O que será que Michael é capaz de fazer para salvar a sua mulher?


Paul Busch, melhor amigo de Michael e polícia, irá estar num enorme dilema entre o seu amigo e o seu trabalho.


Este livro é um Thriller com uma pitada de fantasia e romance. O ritmo do livro é elevado e com um enredo bem conseguido. 


Avaliação: 7-10