25 de setembro de 2013

Opinião - Espada e Cimitarra



Uma batalha entre dois continentes

No ano de 1565, a Europa ameaça desmoronar-se. Dividida, não consegue fazer frente a um implacável Império Otomano em expansão. Quando uma gigantesca frota turca se aproxima, toda a esperança de um continente caído em desgraça está numa minúscula ilha no meio do Mediterrâneo: Malta. E para a defender apenas restam os Cavaleiros da Ordem de Malta. 

Um homem dividido 

Entre os convocados para resistir e morrer está o veterano caído em desgraça, Sir Thomas Barrett. O instinto de honra força-o a colocar a Ordem acima de tudo, mas o seu desejo secreto é o de voltar a ver a mulher que sempre amou. Para piorar tudo, é incumbido de uma missão secreta pela rainha Isabel, que vê nos Cavaleiros uma ameaça ao seu reino. 

Um dia para mudar a História 

Enquanto Sir Thomas confronta o passado que lhe custou a honra, um grandioso exército inimigo lança o cerco à ilha. No meio de gritos e morte tudo se decidirá: o destino da fé cristã, o fim ou a glória dos Cavaleiros de Malta, e o futuro de uma Europa que nunca esteve tão próxima da aniquilação total.

Opinião:

"Espada e Cimitarra" é o primeiro livro que leio de Simon Scarrow, e tinha as expectativas altas por tudo de bom que ouvi sobre as suas obras, e devo dizer que este livro não me desiludiu

Neste livro é retratado o cerco feito pelo Império Otomano à ilha de Malta que na altura era uma possessão da Ordem dos Cavaleiros de Malta, também conhecidos como Hospitalários, no ano de  1565. 

"El Sitio de Malta" - pintura de Egnazio Danti do século XVI 

Sir Thomas Barrett , um cavaleiro que foi afastado da Ordem por manter um caso amoroso com uma jovem fidalga, é convocado de novo devido ao iminente ataque Otomano a Malta, sede da Ordem. Thomas é um homem divido pela sua fidelidade a Ordem e o seu amor antigo por Maria que mesmo passado 20 anos nunca terminou. 

Richard é um agente ao serviço da rainha de Inglaterra, e é enviado como escudeiro de Sir Thomas à Malta para recuperar um documento secreto. 

Scarrow consegue descrever muito bem o cerco que as forças Otomanas fizeram a Malta. A descrição das batalhas estão muito realistas e também consegue conjugar muito bem factos verídicos com factos ficcionais. Um excelente romance histórico e no futuro irei sem dúvida ler mais livros da sua autoria.

Avaliação: 8-10

7 de setembro de 2013

Opinião - Alex Cross - Perigo Duplo


Alex Cross desejava uma vida mais calma e rotineira depois de ter deixado a polícia. Quando dois assassinos em série decidem persegui-lo em simultâneo, e lhe deixam pistas após cada novo crime, Cross vê-se uma vez mais envolvido em problemas.
Um deles, conhecido por Assassino Público, dá início a uma série de homicídios complexos e mediáticos, espalhando o pânico por Washington, DC. O outro, Kyle Craig, é um dos seus inimigos mais antigos, que jurara vingar-se do detetive e que acaba de escapar da prisão de máxima segurança em que estava há quatro anos.
Alex Cross, o «Caçador de Dragões», regressa, então, para enfrentar dois criminosos perversos, que não olharão a meios para o derrubar.

Opinião:

Perigo Duplo é o segundo volume publicado pela editora Topseller da saga Alex Cross. 

Alex Cross retirou-se  da polícia para se tornar psicólogo a tempo inteiro e poder ter uma vida mais calma, mas quando um perigoso assassino comete uma série brutal de crimes em Washington DC, Alex decide voltar para ajudar as forças policiais travarem a onda de assassinatos brutais.

Neste livro o autor explora também a relação familiar de Alex com os seus 3 filhos, a sua mãe, e o seu namoro com a detective Bree Stone, que irá ser sua parceira no caso.

Kyle Craig, um criminoso que esteve preso alguns anos numa prisão de máxima segurança, consegue fugir e promete vingar-se das pessoas que o prenderam... Alex Cross é um dos seus alvos.

O facto do livro ter capítulos muito curtos faz com que o ritmo seja alucinante, e com a imensa acção descrita, tornam-no num livro completamente viciante.  

James Patterson já me conquistou por completo com a sua habilidade de construir personagens fortes e humanas e um excelente enredo. 

Avaliação: 9-10