21 de abril de 2013

Opinião - Voo Final


Em Junho de 1941 a Dinamarca encontra-se sob a ocupação de Hitler, enquanto a Grã-Bretanha é a única potência europeia em condições de fazer frente ao avanço dos nazis. Mas os aviões que partem em missões de bombardeamento são sistematicamente abatidos pelos esquadrões germânicos, como se de algum modo estes conhecessem os planos de ataque da RAF. Uma agente do MI6 é destacada para investigar o que está a beneficiar os alemães, numa missão secreta à Dinamarca... Ao mesmo tempo, na pequena ilha de Sande, o jovem Harald, encontra numa base secreta dos alemães algo cuja descoberta pode ser vital para mudar o curso dos acontecimentos... Um thriller empolgante e complexo, baseado num caso verídico, pela mão do grande mestre da arte de contar que é o mundialmente famoso Ken Follett.

Opinião:

"Voo Final" é um thriller de espionagem da autoria de Ken Follett. No livro é retratada a vida na Dinamarca ocupada pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

Hernia Mount é uma agente  do MI6  que viveu vários anos na Dinamarca. Vendo a iminente invasão nazi à Dinamarca ela começa a montar uma rede de espiões, que serão responsáveis por encontrar informações que possam favorecer os britânicos na difícil guerra.

Harald é jovem estudante que sonha estudar física com Niels Bohr, mas numa visita a casa descobre algo que irá mudar radicalmente a sua existência. 

Como é característico nos livros de Follett a descrição do ambiente e a criação de personagens está excelente. O enredo da história está bem construído, com algumas surpresas no meio, mas o final foi algo previsível.

As descrições das cenas de voo e as explicações acerca dos diversos sistemas instalados no avião para permitir o voo estão formidáveis e eu senti-me que estava ao lado das personagens a pilotar.

Gostei imenso de ler este livro, e a mudança de género literário foi muito positiva. A repetir no futuro.

Avaliação: 8-10 
Enviar um comentário