16 de abril de 2013

Opinião - Traidor


Americano contra americano.

Irmão contra irmão. Numa guerra Civil.

Tão cruel como a americana há heróis vilões e... um traidor.

No verão de 1862, o capitão da Confederação Nathaniel Starbuck regressa à linha da frente da Guerra Civil Americana. Embora tenha participado em muitas batalhas vitoriosas, não pode escapar às suas raízes do Norte e torna-se apenas uma questão de tempo até ser acusado de ser um espião Yankee, perseguido e brutalmente interrogado. 

Para limpar o seu nome, terá que encontrar o verdadeiro traidor, uma proeza que irá exigir uma coragem extraordinária, uma resistência heroica, mas também uma odisseia perigosa através do território inimigo. Conseguirá Starbuck restaurar a honra do seu nome e livrar-se da infâmia?

Opinião:

"Traidor" é o segundo volume da saga "As Crónicas de Nathaniel Starbuck", que retrata a Guerra Civil Americana.

Depois da vitória em Manassas, os sulistas enfrentam agora uma nova invasão e são obrigados a ceder terreno. Mas o comandante conferado McClellan sobrestima largamente o numero dos soldados oponentes, o que a tomar uma campanha muito cautelosa.

Nate Starbuck, um nortista que combate pelo Sul, é acusado de ser um espião e aprisionado, onde ele barbaramente torturado para confessar que é um espião, mas é libertado por ser inocente. Mas para restaurar a sua honra e reassumir o seu posto na Legião Faulconer, ele terá de encontrar o verdadeiro espião.


Batalha de Ball's Bluff 
Esta saga é relato bastante realista da Guerra Civil Americana, mas foca-se em particular na atribulada vida de Nate, que ao longo do livro sofre vários reveses. 

Como é hábito do Bernard Cornwell as descrições das batalhas estão muito bem descritas e o mais verídicas possível, gostei particularmente da descrição da batalha de Ball's Bluff.

A escrita e capacidade do autor em misturar factos verídicos com outros ficcionais continua magistral, facto que o torna num dos meus autores preferidos. Se gostarem de historia Cornwell é sem dúvida um autor que deverá ter na sua estante.

Avaliação: 8-10
Enviar um comentário