24 de junho de 2010

Mervyn Peake




Titus, o Herdeiro de Gormenghast

Sinopse:

Venha conhecer Titus, o Herdeiro de Gormenghast, uma das maiores obras da língua inglesa.

Titus, o Herdeiro de Gormenghast é literatura fantástica mas não se assemelha a nada que tenha sido escrito antes ou depois. Gormenghast é um castelo antiquíssimo, do tamanho de uma cidade e que, tanto quanto sabemos, pode ser a única construção em todo o mundo. Sem pontos de referência para a nossa realidade, o romance adquire uma atmosfera surreal e mágica. As personagens são todas elas bizarras: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, o ligeiramente deformado mas brilhante Steerpike. E Titus, o herdeiro de Gormenghast. O castelo de Gormenghast é um mundo de pesadelo e nenhuma pessoa sã lá quereria viver... e no entanto, quão estranho, belo e divertido é esse mundo! Arrisque-se nesta leitura pois nunca mais a irá esquecer.




O Castelo de Gormenghast

Sinopse:

Um vocabulário vastíssimo e personagens maravilhosas neste mundo denso e desmoronado de Gormenghast. Sublime!
O imenso castelo de Gormenghast é governado pela família Groan desde tempos imemoriais. Titus, o novo senhor da fortaleza e orgulhoso descendente de uma nobre linhagem, prepara-se para uma vida preenchida por rituais ancestrais e formalidades complexas. Mas estranhas e inesperadas circunstâncias despertam-lhe o desejo de conhecer o mundo para lá do labirinto de pedra que encerra a sua vida. Nas sombras das torres antigas, Steerpike, um jovem sinistro e traiçoeiro, continua a ambicionar o poder dentro de Gormenghast. Mas Titus apercebe-se da sua natureza maquiavélica e o confronto torna-se inevitável. Para as estranhas personagens que habitam o castelo, habituadas a séculos (e talvez milénios) de rotinas, nada mais será o mesmo.

3 comentários:

fiacha disse...

Tive a oportunidade de comprar estes dois livros com grandes descontos no 1º encontro do forum BANG, pois estavam ambos à venda e com preços muito convidativos.

Ou me engano muito ou fiz mal não ter aproveitado *triste*

Lars Gonçalves disse...

Pois eu também estou de olho neles mas não sei se fazem o meu genero de livros.

fiacha disse...

Pois é isso que me deixa na duvida, eu vi recentemente um comentário da Alforat que diz que é uma leitura viciante (sabendo que gosta de alguns livros que eu gosto deixou-me ainda mais na duvida)

O que vale é que não nos faltam livros para ler LOL