1 de julho de 2010

Opinião - Laços de Sangue




Sinopse:

Laços de Sangue é um romance que assenta na magia e noutras formas sobrenaturais enquanto elementos fundamentais de uma história dividida entre o realismo e a fantasia. Há mil anos, a Terra dos Onze Domínios foram invadidas e os seus habitantes obrigados a partir, transformando-se em Viajantes, a caminho de lado nenhum. Bramble, também ela Viajante, é tão selvagem como os animais que vivem na floresta, em volta da sua aldeia, um espaço habitado por criaturas sobrenaturais e em que o passado está mais presente do que se poderia imaginar. Além do tortuoso caminho que Bramble é obrigada a percorrer, injustamente acusada de um crime que não cometeu, Laços de Sangue acompanha também a vida de Ash, aprendiz de feiticeiro que só quer vingar a morte da família, e Saker, mágico em luta pela devolução da Terra perdida, as personagens principais de uma história que mescla passado e futuro através de uma omnipresente marca de sangue.

Opinião:

Nesta bela história, criada pela australiana Pamela Freeman levamos a um mundo dominado pelos Senhores da Guerra e em que o anterior povo nómada, chamados de viajantes tentam viver com o ódio dos invasores.

Neste livro ficamos a saber a história de Bramble, Ash e Saker no seu próprio ponto de vista. Três jovens viajantes, que não se conhecem-se. Pelo meio também há mais pontos de vistas de algumas personagens secundárias mas ainda assim muito importantes para o desenvolvimento do livro.

Neste a escritora usa o sobrenatural de uma maneira muito bem conseguida, em vez de usar os já aborrecidos vampiros, usa os fantasmas e deuses que alguns viajantes quase conseguem ver.

A escritora também tem um enorme talento em criar personagens e cenários muito diferentes entre si, mas todos extremamente bens construídos. Devo confesar que a minha personagem favorita é a Bramble e a sua natureza selvagem e carinhosa com os animais. O Ash é um jovem meigo, mas que está a treinar para ser "segurança". Em quanto que o Saker é um aprendiz de feiticeiro com um terrível desejo de vingança.

Eu gostei bastante deste livro. Uma história bem construída, se bem que em algumas partes é um bocado lenta. Mas vou definitivamente comprar os restantes livros da trilogia. Recomendo com algumas reservas.

Classificação: 7-10
Enviar um comentário