8 de março de 2011

Opinião - " A Gente de Smiley"



Sinopse:

O telefonema que certa noite arranca da cama George Smiley, chefe interino do Circus, é uma súplica para que volte ao serviço activo. Mas, como em breve Smiley descobrirá, é para enterrar o caso que o chamam, e não para o solucionar.

Um velho conhecido morto a tiro em Hampstead Heath, uma mulher de idade residente em Paris a quem foi prometido o regresso de uma filha que nunca verá, uma fotografia tirada num bordel de Hamburgo - e George Smiley, já na reforma, é de novo convocado para o serviço…

Opinião:

Este livro de espionagem é o ultimo livro de uma trilogia, mas que dá para se ler como um stand-alone, como eu fiz. 

Smiley agora um reformado agente secreto do Circus, recebe um telefonema a dizer que o general Vladimir foi morto e pedem-lhe para investigar a morte do seu antigo informador e amigo. 

Smiley nas suas investigações com a ajuda de Toby Esterhase, consegue apurar que o seu rival soviético apenas conhecido pelo nome de código Karla está por detrás da morte do general Vladimir, um dissidente do Exército Vermelho e activo lutador pela independência dos Países Bálticos (Estónia, Lituânia e Letónia) . 


Num ritmo algo lento, para um livro do seu género mas com uma escrita fluída e um bom enredo este livro é uma boa forma para se passar umas horas entretidas a ler. 

Avaliação: 7-10 

1 comentário:

Tough Guys don´t Dance disse...

Ler Le Carré é mais do que pensar que se está a ler um mero romance de espionagem, falámos de um eterno candidato ao Nobel, na categoria de um Graham Green, por isso não se esperem "turn pages" repletos de acção mas sim excelente literarura, ele aliás foi agente por isso sabe do que fala, mas recomendo-te o "Espião que veio do frio"!
É o meu primeiro comentário, mas gostei bastante do blog!