8 de março de 2011

Opinião - " A Gente de Smiley"



Sinopse:

O telefonema que certa noite arranca da cama George Smiley, chefe interino do Circus, é uma súplica para que volte ao serviço activo. Mas, como em breve Smiley descobrirá, é para enterrar o caso que o chamam, e não para o solucionar.

Um velho conhecido morto a tiro em Hampstead Heath, uma mulher de idade residente em Paris a quem foi prometido o regresso de uma filha que nunca verá, uma fotografia tirada num bordel de Hamburgo - e George Smiley, já na reforma, é de novo convocado para o serviço…

Opinião:

Este livro de espionagem é o ultimo livro de uma trilogia, mas que dá para se ler como um stand-alone, como eu fiz. 

Smiley agora um reformado agente secreto do Circus, recebe um telefonema a dizer que o general Vladimir foi morto e pedem-lhe para investigar a morte do seu antigo informador e amigo. 

Smiley nas suas investigações com a ajuda de Toby Esterhase, consegue apurar que o seu rival soviético apenas conhecido pelo nome de código Karla está por detrás da morte do general Vladimir, um dissidente do Exército Vermelho e activo lutador pela independência dos Países Bálticos (Estónia, Lituânia e Letónia) . 


Num ritmo algo lento, para um livro do seu género mas com uma escrita fluída e um bom enredo este livro é uma boa forma para se passar umas horas entretidas a ler. 

Avaliação: 7-10 
Enviar um comentário