A Barcelona do século XI abriga entre as suas muralhas duas histórias, ambas marcadas pelo drama, o amor e a ambição: a de um jovem camponês que consegue modificar o seu destino com o único fito de prosperar e de se tornar merecedor do amor de uma jovem de alta estirpe; e os amores adúlteros do conde de Barcelona, que mergulham a cidade num perigoso conflito político.
Martí Barbany tem dezanove anos quando chega à cidade condal, fugindo a uma vida de pobreza, e fica deslumbrado por um agregado populacional muito maior dos que os que vira até então e que se abre perante si como uma terra plena de oportunidades. Inicia um caminho recheado de obstáculos, mas que, graças a um inesperado legado e à sua habilidade para os negócios, o leva a atingir a prosperidade e a converter-se numa personalidade eminente, mas, também, invejada. A fortuna, contudo, nem sempre se encontrará do seu lado, e tanto o amor como a tragédia protagonizarão, igualmente, a sua vida. A história de Martí entrelaça-se com ao do conde de Barcelona, Ramón Berenguer I, cujos amores adúlteros com a condessa Almodis de Tolouse o levam a confrontarse com os condados vizinhos e com o próprio Papa, fazendo perigar a paz da cidade condal.Opinião:
Este romance histórico foi escrito pelo escritor catalão Chufo Lloréns. O livro retrata Barcelona do século XI misturando factos e personagens verídicas com fictícias.
Marti Barbany é um jovem camponês que quando se torna maior de idade vai para Barcelona para tentar prosperar na vida e receber a herança do seu pai, um antigo soldado. Com a herança do seu pai, com a sua inteligência e alguns bons amigos
Ramón Berrenguer I é o duque de Barcelona mas que devido a um amor proibido entra em conflito com o Papa. Mas nem assim ele desiste da sua amada Almondis de la Mancha.
Bernat Montcusí é um poderoso cidadão de Barcelona e um conselheiro do Duque. Ele é muito ambicioso e que usa todo o seu poder para enriquecer ainda mais.
O escritor consegue fazer uma óptima descrição da Barcelona Medieval. O enredo está bem construído mas algo previsível e o ritmo do livro é algo lento.
Terei de dar uma nota menos positiva a revisão do livro, que conta com alguns erros ortográficos e algumas trocas de palavras.
Eu gostei bastante deste livro e espero ver a sua continuação traduzida para português.
Avaliação: 8-10
2 comentários:
Boa opinião Lars. Fiquei curioso.
Abraço
Interessei-me pelo livro Mas, ainda não consegui achá-lo para comprar.
Comecei a ler um chamado "A Maldição do Tigre de Colleen Houck", conhece?
Enviar um comentário