14 de dezembro de 2012

Opinião - Cloud Atlas


Um viajante forçado a atravessar o Oceano Pacífico em 1850; um jovem compositor deserdado, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial; uma jornalista com princípios morais na Califórnia do Governador Reagan; um editor menor fugindo aos seus credores mafiosos; o testamento de uma "criada de restaurante" geneticamente modificada, ditado na ala da morte; e Zachry, jovem ilhéu do Pacífico que assiste ao crepúsculo da ciência e da civilização.
Seis vidas entrecruzadas - uma aventura extraordinária. Numa narrativa que dá a volta ao mundo e se estende desde o século XIX até a um futuro pós-apocalíptico, David Mitchell derruba as fronteiras do tempo, dos géneros literários e da linguagem para nos proporcionar uma visão arrebatadora da perigosa ânsia da humanidade pelo poder e até onde ela nos pode levar.  

Opinião: 

"Cloud Atlas" é um livro que retrata a vida de seis personagens diferentes, desde um viajante no Oceano Pacífico em 1850 até a um jovem que mora num futuro pós-apocalíptico.

As seis personagens são:
- Adam Ewing, é um jovem notário de São Francisco, obrigado a atravessar o Oceano Pacífico a trabalho. 
- Robert Frobisher é um compositor deserdado que vai para a Bélgica, entre as duas Guerras Mundiais.
- Luisa Rey uma escritora que descobre uma perigosa conspiração que pode por em risco milhares de pessoas.
- Timothy Cavendish é um editor de livros que se vê envolvido com perigosos criminosos.

- Sonmi - 451 é uma criada de restaurante clonada que vive em Nova Seoul.
- Zachry um homem que conta a história da sua juventude numa ilha havaiana depois da Queda. 

A história de cada personagem é-nos apresentada de forma diferente (por carta, em forma de diário etc.) O que nos transmite a sua própria individualidade, apesar disso, todas as histórias são interligadas e é muito interessante tentarmos perceber essas ligações.

Este é um livro que nos fala sobre uma das mais antigas ambições do Homem: o Poder. O poder de controlar o mundo e aqueles que considera inferiores a si mesmo. Fala-nos ainda sobre a reencarnação e como todos os eventos estão interligados.

Avaliação: 8-10
Enviar um comentário