22 de setembro de 2010

Opinião - "Duna"




Duna de Frank Herbert

Considerado o melhor livro de ficção científica de sempre.
Tem nas suas mãos aquele que é considerado o melhor romance de ficção científica de sempre. Uma obra que arrebatou a crítica com o estilo poderoso de Frank Herbert e conquistou milhões de leitores com a sua imaginação prodigiosa. Prepare-se para uma viagem que nunca irá esquecer, até um longínquo planeta chamado Arrakis...
O Duque Atreides é enviado para governar o planeta Arrakis, mais conhecido como Duna. Coberto por areia e montanhas, parece o local mais miserável do Império. Mas as aparências enganam: apenas em Arrakis se encontra a especiaria, uma droga imensamente valiosa e sem a qual o Império se desmoronará. O Duque sabe que a sua posição em Duna é invejada pelos seus inimigos, mas nem a cautela o salvará. E quando o pior acontece caberá ao seu filho, Paul Atreides, vingar-se da conspiração contra a sua família e refugiar-se no deserto para se tornar no misterioso homem de nome Muad'Dib. Mas Paul é muito mais do que o herdeiro da Casa Atreides. Ao viver no deserto entre o povo Fremen, ele tornar-se-á não apenas no líder, mas num
messias, libertando o imenso poder que Duna abriga numa guerra que irá ter repercussões em todo o Império...

Opinião:

O "Duna" foi o primeiro livro de ficção-cientifica que li, um género que nuca me tinha despertado um especial interesse.

Com personagens muito bem construídas, como o Paul Atreides que mais tarde se torna conhecido como Paul Muad'Dib. A Casa Atreides vive numa constante luta com a Casa Harkonnen, que é agravada quando a Casa Atreides fica com o governo do planeta Arrakis, vulgarmente conhecido como Duna.

Arrakis, é um planeta desértico, onde há primeira vista parece só haver deserto e montanhas, mas é em Arrakis onde há a especiaria, a droga mais valiosa do Império.

O Paul quando chega a Arrakis começa a descobrir que ele tem poderes e que o povo de Arrakis pensa que ele é o Messias prometido nas antigas profecias das Bene Gesserit.

Depois de o Duque Atreides morrer nas mãos devido dos seus inimigos, Paul e a sua mãe refugiam-se entre os fremen (o povo de Arrakis), e começam a planear a sua vingança.

Só posso dizer que este livro é simplesmente genial e que superou as minhas expectativas. É sem duvida um dos melhores livros que li este ano. De leitura obrigatória.

Classificação: 10-10

2 comentários:

fiacha disse...

Tal como tu, tambem Duna me conquistou para este genero literário, não podia estar mais de acordo com a atribuição de nota máxima que lhe deste.

Um livro genial e que faço votos que tenha um enorme sucesso, uma vez que desejo muito que os livros seguintes sejam tambem publicados, ora bolas sempre quero conhecer melhor a Princesa Irulan e o Conde Hasimir Fenring, entre outros claro.

Pronto agora só te resta dar alguma prioridade ao Carbono Alterado do Morgan, visto teres gostado tanto deste genero literário.

Pessoalmente não gostei tanto como o Duna

Lars Gonçalves disse...

Pois eu também estou a rezar para que a SdE publique mais livros do Hebert.

pois eu tenho mesmo de ler os livros em atraso