13 de março de 2012
Opinião - A Juventude de Mandela
O herói já você conhece. Agora venha descobrir o rapaz que destruía corações e a quem chamavam de terrorista.
Nelson Mandela é um dos maiores símbolos do mundo, universalmente reconhecido como um líder que representa autoridade moral. Muitos mitos foram criados em seu torno como o herói perfeito da liberdade. Mas como terão os primeiros anos de vida moldado o seu percurso pessoal e político e os triunfos que consagrariam o seu nome? Este livro desvenda o mito e parte em busca do homem que as pessoas se esqueceram ou nunca conheceram - o jovem Mandela, o lutador pela liberdade, o inimigo "terrorista" de uma África do Sul racista e dominada pela supremacia branca, e que abandonou mulher e filhos para se tornar num fugitivo. Os feitos históricos de Mandela custaram-lhe um preço elevado - esta biografia descreve a devastação emocional que o líder deixou no seu rasto. Após uma pesquisa meticulosa, o autor descobre detalhes surpreendentes, por vezes chocantes, que irão aumentar a nossa compreensão sobre este líder venerado. Santificado, celebrizado, descobre-se que Mandela é afinal uma figura humana. Com um acesso único a documentos e pessoas, culminando num encontro com o próprio Nelson Mandela, o jornalista David James Smith escreveu a mais importante contribuição para compreendermos melhor este ícone global.
Opinião:
Pela primeira vez desisti de um livro a meio da sua leitura. Este livro que retrata a juventude e tenta desmitificar Mandela, que tem a fama de ser um homem sem defeitos, não me conseguiu cativar e irá voltar a estante onde qualquer dia no futuro poderei voltar a tentar a sua leitura.
Um dos principais factores que não me levaram a desistir da leitura foi o facto de a história estar escrita quase de forma igual a um artigo de jornal e também de não seguir a ordem cronológica dos acontecimentos.
Mas nos 9 capítulos que li deu para perceber mais da luta que o Mandela teve contra o Apartheid, da sua relação com a sua família, que em muitos momentos é tempestuosa.
Avaliação: 4-10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Que pena. Pelo título pensei que poderia ser uma boa leitura; embora seja verdade que de Nelson Mandela só vi alguns documentais.
Pois eu também tinha boas esperanças do livro mas me convenceu. Mas poderá o fazer a outras pessoas.
Qual a editora deste livro?
Já li uma biografia de Nelson Mandela e gostei imenso..
Boas leituras Lars
silenciosquefalam.blogspot.com
Boa tarde Miguel :)
Este livro é da Saída de Emergência.
Boas leituras para ti também e um abraço
Enviar um comentário