13 de março de 2012

Opinião - A Juventude de Mandela





O herói já você conhece. Agora venha descobrir o rapaz que destruía corações e a quem chamavam de terrorista.


Nelson Mandela é um dos maiores símbolos do mundo, universalmente reconhecido como um líder que representa autoridade moral. Muitos mitos foram criados em seu torno como o herói perfeito da liberdade. Mas como terão os primeiros anos de vida moldado o seu percurso pessoal e político e os triunfos que consagrariam o seu nome? Este livro desvenda o mito e parte em busca do homem que as pessoas se esqueceram ou nunca conheceram - o jovem Mandela, o lutador pela liberdade, o inimigo "terrorista" de uma África do Sul racista e dominada pela supremacia branca, e que abandonou mulher e filhos para se tornar num fugitivo. Os feitos históricos de Mandela custaram-lhe um preço elevado - esta biografia descreve a devastação emocional que o líder deixou no seu rasto. Após uma pesquisa meticulosa, o autor descobre detalhes surpreendentes, por vezes chocantes, que irão aumentar a nossa compreensão sobre este líder venerado. Santificado, celebrizado, descobre-se que Mandela é afinal uma figura humana. Com um acesso único a documentos e pessoas, culminando num encontro com o próprio Nelson Mandela, o jornalista David James Smith escreveu a mais importante contribuição para compreendermos melhor este ícone global.


Opinião:

Pela primeira vez desisti de um livro a meio da sua leitura. Este livro que retrata a juventude e tenta desmitificar Mandela, que tem a fama de ser um homem sem defeitos, não me conseguiu cativar e irá voltar a estante onde qualquer dia no futuro poderei voltar a tentar a sua leitura.



Um dos principais factores que não me levaram a desistir da leitura foi o facto de a história estar escrita quase de forma igual a um artigo de jornal e também de não seguir a ordem cronológica dos acontecimentos. 


Mas nos 9 capítulos que li deu para perceber mais da luta que o Mandela teve contra o Apartheid, da sua relação com a sua família, que em muitos momentos é tempestuosa.


Avaliação: 4-10
Enviar um comentário