14 de novembro de 2013

Opinião - O Reino


O Reino é um romance histórico baseado nos conhecimentos atuais sobre os factos que estiveram na origem da formação de Portugal. 
O livro retrata a vida de Dom Afonso Henriques e a complexa teia de relações que levou ao nascimento e reconhecimento de Portugal como um novo reino. 
É também de um olhar novo sobre a vida de Dom Afonso Henriques e através dele se propõem novas interpretações históricas sobre muitos dos episódios que estiveram na origem de lendas que ainda hoje conferem um estatuto de mito àquele que foi o primeiro rei de Portugal.

Opinião:

O Reino é um romance histórico que retrata a vida de Dom Afonso Henriques e a sua luta para conquistar a independência de Portugal.

Afonso Henriques é retratado neste livro como um líder destemido, que não tinha medo de enfrentar forças superiores, um bom estratega militar e um homem inteligente e astuto. E um homem que só teve o seu maior desejo cumprido no final da sua vida.

São retratadas algumas das batalhas mais importantes da história portuguesa, como a batalha de São Mamede em que lutou contra o exército da mãe, Dona Teresa, e a batalha de Ourique onde se proclamou como rei de Portugal após a vitória contra os mouros.

Como o livro cobre um grande período de tempo a construção das personagens não é muito aprofundada, a descrição das batalhas também não é muito explorada. 

Na minha é um bom romance histórico para conhecer melhor a fundação de Portugal e do seu primeiro rei Afonso Henriques.

Avaliação: 7-10
Enviar um comentário