30 de novembro de 2013

Opinião - Tigana - A Lâmina na Alma


Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia.

Opinião:

"A Lâmina na Alma" é a primeira parte do livro "Tigana", da autoria de Guy Gavriel Kay, que também escreveu o magnifico livro "Os Leões de Al-Rassan".

A Península de Palma é divida em 9 províncias, que se encontram agora sobre o controlo de 2 poderosos magos invasores, com Brandin, Rei de Ygrath a controlar as províncias ocidentais e Alberico de Barbadior a dominar as orientais.

Tigana, agora conhecida como Baixa Corte, tentou resistir a invasão de Brandin e numa batalha nas margens do rio Deisa mataram o herdeiro de Brandin. Como vingança o rei depois de esmagar por completo a resistência, amaldiçoou os orgulhosos tiganos. 

Península de Palma

Este livro tem várias personagens bem construídas como Alessan, príncipe de Tigana, que tenta recuperar a glória perdida de Tigana. Dianora, uma mulher pertencente à saishan, harém, do rei Brandin. Baerd e Catriana dois companheiros de Alessan. Mas principalmente Devin um jovem músico extremamente talentoso.

Gostei bastante de ler este livro, mas por o mesmo ter sido divido, é mais pausado de forma a apresentar ao leitores a Península de Palma e as suas divisões politicas e culturais. 

Depois de ler a segunda metade do livro, que deverá ser publicado no início de 2014 com o nome "A Voz da Vingança", darei uma opinião mais aprofundada sobre os mesmos. 

Avaliação: 8-10
Enviar um comentário