2 de novembro de 2013

Opinião - Herói


Bernard Cornwell volta a demonstrar porque é considerado um mestre no género do romance histórico. 

Com a mestria e excelência a que Bernard Cornwell habituou os seus leitores, eis que mergulhamos na devastação da Guerra Civil Americana e testemunhamos as vitórias e derrotas dos exércitos do Sul e Norte.

Estamos no ano de 1862 e Nathaniel Starbuck torna-se comandante de um batalhão de castigo: os seus soldados não passam de um bando de cobardes, ladrões, desertores e assassinos. Sob a sua firme liderança, os homens de Starbuck partem ao encontro do exército do General Robert E. Lee e chegam a Harper’s Ferry a tempo de tomarem parte da captura da guarnição.

Daí, o regimento parte para o lendário horror de Sharpsburg, na região Sul, onde decorreu a Batalha de Antietam, que para sempre será recordada como o dia mais sangrento da guerra civil. É então que Starbuck e as suas tropas terão a sua coragem e lealdade testadas ao limite. E poderão voltar para casa como heróis… se sobreviverem.

Opinião:

"Herói" é o quarto volume da saga "As Crónicas de Nathaniel Starbuck". Neste livro é retratada a batalha mais sangrenta da Guerra Civil Americana que ocorreu nas margens do rio Antietam na pequena povoação de Sharpsburg.

Nathaniel Starbuck continua perseguido pelos seus inimigos e é obrigado a abandonar a liderança da Legião Faulconer para assumir controlo sobre o batalhão de castigo, vulgarmente conhecidos por Pernas Amarelas. Esse batalhão é composto pelos desertores e cobardes do exército sulista.

Lúcifer é o nome assumido por um jovem escravo foragido que se torna criado de Nate. Ao seu serviço ele dá asas a toda a sua irreverência mas também mostra o seu lado mais humano ao fazer tudo para defender Nate dos seus inimigos.

A batalha de Antietam foi a mais sangrenta de todas da Guerra Civil e provocou mais de 23 mil mortos. Como sempre Cornwell é um mestre a descrever a dureza de uma batalha e a descrever os horrores físicos e psicológicos que os combatentes passam. A batalha não teve um vencedor claro mas provocou o fim da invasão sulista.

"As Crónicas de Nathaniel Starbuck" é uma excelente saga sobre a Guerra Civil que devastou a América há 150 anos atrás. Para quem goste de romances históricos é uma saga a não perder.

Avaliação: 8-10
Enviar um comentário