21 de março de 2013

Opinião - Nero


Nero terá sido o mais famoso dos imperadores romanos. A ele se atribuem algumas das mais terríveis crueldades da história.
Nero, discípulo de Séneca, revelou bem cedo a sua ambição pelo poder. Mas quem poderia imaginar que dos valores morais do filósofo Séneca nasceria um homem tão implacável e cruel? 

Nas intrigas da Roma antiga, encontra-se a noção de que Nero conduziu o legado do Império com uma crueldade exacerbada, cego pela vontade de satisfazer o seu enorme ego. 

O declínio de Roma, a perseguição aos cristãos e a tragédia de Séneca são tratados com grande mestria ao longo das páginas deste romance. Nero é uma obra com todos os ingredientes que caracterizam uma época repleta de intrigas políticas, conspirações, assassinatos, traições, orgias, incestos, e outros excessos. Mas também existe filosofia, poesia e música neste romance biográfico. Este é o primeiro romance histórico a abordar a vida de Nero de uma forma credível e com profunda investigação.


Opinião:

"Nero" é um romance histórico da autoria de Vincent Cronin, que retrata a vida do imperador romano Nero e do seu tutor Séneca. O livro é relatado através das memórias do irmão mais novo de Séneca. 

Neste romance histórico a vida de Nero é descrita de uma forma diferente da habitual, que é ele ter sido um homem violento, que incendiou Roma e que perseguiu impiedosamente os cristãos, e onde é descrito como um desportista e amante das artes.

Nero a tocar lira durante o incêndio de Roma.

Lúcio Aneu Séneca foi um filósofo e senador romano, que assumiu o cargo de tutor de Nero a pedido da sua mãe Agripina. Ele teve algumas dificuldades iniciais em perceber o seu tutelado, mas tornam-se bons amigos e confidentes. Aquando da ascensão de Nero ao poder ele é nomeado para o seu conselho. 

O ritmo do livro é algo lento e bastante descritivo o que torna a sua leitura algo pesada. Mas eu como um grande apreciador da Roma Antiga gostei de ler a versão do autor sobre uns dos imperadores mais controversos. Mas devo dizer que não me conquistou.

Avaliação: 7-10
Enviar um comentário