30 de abril de 2010
Ricardo Pinto
Informação acerca do Ricardo Pinto:
País de Origem: Portugal
Biografia: Filho de emigrantes, partiu aos seis anos para Londres. Estudou Matemática na Universidade Dundee. Passou 10 anos a programar e a conceptualizar graficamente jogos de computador. Aos 24 anos mudou-se para Edimburgo, Escócia, onde reside actualmente. Depois de anos a trabalhar nesta trilogia através de uma extensa pesquisa, Ricardo Pinto apresenta-nos o primeiro volume de um projecto que considera ser “muito mais ambicioso que O Senhor dos Anéis”. Um caso de sucesso de um emigrante português que vive exclusivamente da escrita.
Os livros do Ricardo Pinto são o "Os Escolhidos", "Os Guardiões dos Mortos" e o "O Terceiro Deus" que fazem parte da trilogia chamada de "A Dança de Pedra do Camaleão". Os livros em Portugal são publicados pela Editorial Presença. Sendo que o livro "O Terceiro Deus" irá sair em Portugal no dia 8 de Maio.
A Dança de Pedra do Camaleão
Livro 1: Os Escolhidos
A literatura fantástica abre as páginas a um estrondoso título. Considerado pela crítica internacional como um novo Tolkien, a trilogia A Dança de Pedra do Camaleão do autor português Ricardo Pinto foi publicada na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha e Holanda, chegando agora a Portugal. É uma obra excepcional no panorama da produção recente do género fantástico, a primeira de três títulos sobre a Comunidade das Três Terras, governada por imperadores e mestres que ditam cruéis regras. Neste volume, Os Escolhidos, Carnelian e seu pai, o Mestre Suuth, há muito tempo exilados do centro do mundo - Osrakum - regressam para a eleição do Imperador-Deus, a casta superior de uma sociedade hierarquicamente estruturada. Uma história de quatro mil anos que explora um complexo e hierarquizado império, polvilhada por um leve sabor oriental.
Livro 2: Os Guardiões dos Mortos
Sinopse:
Já apelidado como o novo Tolkien português, os livros de Ricardo Pinto, um emigrante radicado na Escócia, são um sucesso no Reino Unido, Alemanha, Holanda e EUA. No entanto, para se compreender o segundo volume da trilogia A Dança de Pedra do Camaleão urge ter lido o primeiro, publicado em Março de 2003, o primeiro momento de uma saga dividida em três partes que se complementam. As duas primeiras obras funcionam como uma espécie de tese e antítese, revelando-se em Os Escolhidos o mundo da casta dominante, a elite que a si própria se designa divina e cujas leis são implacáveis e cruéis, enquanto Os Guardiães dos Mortos retrata o universo das classes inferiores. Este romance conta como Carnelian e Osidian, vítimas de uma traição, são adormecidos no paradisíaco jardim proibido do Yeden, drogados, raptados e colocados em urnas funerárias...
Uma poderosa fantasia épica que reserva a Ricardo Pinto o lugar único como autor de algo que «permanece na memória como um sonho estranho e perturbador» (Interzone).
Livro 3: O Terceiro Deus
Sinopse:
Na sequência do massacre das tribos de o Céu da Terra, Carnelian Suth sente-se revoltado por tudo aquilo que presenciou e pretende pôr fim à carnificina levada a cabo por Osidian Nephron, o Deus-Imperador. Porém, este continua sedento de vingança contra aqueles que usurparam o seu trono e provoca a ira dos Mestres que governam a Comunidade a partir do seu centro, Osrakum. A guerra é inevitável e Carnelian compreende que a sua sobrevivência e a de todos os que lhe são queridos depende da sua aliança com Osidian. No fim, Carnelian compreenderá que ele próprio ajuda a desencadear forças apocalípticas e a revelar segredos atrozes. O Terceiro Deus é a conclusão de uma das epopeias mais notáveis das duas últimas décadas da literatura fantástica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário