15 de abril de 2010

Varys, a Aranha



Lorde Varys, conhecido como a "Aranha", é um enigmático membro do pequeno conselho e Mestre dos Segredos, ou mestre dos espiões, do Trono de Ferro dos Sete Reinos. É um eunuco careca, gordo, que se veste elegantemente, que tem uma personalidade efeminada que usa para esconder os seus verdadeiros sentimentos e motivos. Para manter essa personalidade, ele muitas vezes refere os seus espiões como os seus "passarinhos". Muitos dos nobres com que ele se associa acham-no detestável e de pouca confiança. Ele é o mestre dos disfarces, e conhece muitas passagens secretas da Fortaleza Vermelha.

História:

Apesar de nada que Varys diga seja de confiança completa, ele diz que foi um actor de pantomina durante a sua juventude em Pentos, a sua perícia em disfarces suportam esta revindicação. O Grande Meistre Pycelle diz que ele nasceu como um escravo em Lys. Também diz que ele foi castrado por um feiticeiro que usou as suas partes masculinas para realizar um feitiço, o que provocou um ódio de Varys a magia. Ele começou a sua carreira como Mestre Espião durante o reinado de Aerys II, que quanto mais paranóico ficava mais se apoiava nele. Varys aconselhou a Aerys a fechar os portões a Tywin Lannister, quando ele soube que Tywin se tinha juntado a Rebelião.

Eventos ocorridos durante as Crónicas:

Ele continuou no seu posto para o Rei Robert e os seus herdeiros, Varys parece continuar leal aos Targaryen. Ele tem um acordo secreto com Illyrio Mopatis, que planea em voltar a metar um Targaryen no Trono de Ferro.

Varys emprestou a sua inteligência a muitos dos jogadores do jogo dos tronos. Mas muitos deles mais tarde suspeitam, que ele em vez de os ajudar, só deu a informação suficiente para os manipular. De facto muitos do que ele ajudou sofrem dramáticas quedas, incluindo Eddard Stark e Tyrion Lannister. Num raro momento de aparente honestidade, Varys diz que com as suas manipulações não pretende poder pessoal, honra ou lealdade mas sim simplesmente que pretende o melhor para o reino.

A liderança de Varys como mestre dos segredos acaba quando ele é forçado a ajudar o Tyrion a fugir da sua execução e a assassinar o seu pai, Tywin. Apesar de Cersei dar uma recompensa a quem o captura-se, Varys desaparece sem deixar um rasto. Depois de tomar o posto de Varys, Qyburn nota que os espiões com segredo a vender eram bastante comuns e fáceis de encontrar. Isso provou a Cersei, que o Varys sempre sobrevalorizou-se para que as pessoas ficassem dele dependentes dele e mais vulneráveis aos seus esquemas.
Enviar um comentário