17 de janeiro de 2010

Minhas personagens favoritas de "As Crónicas de Gelo e Fogo"

As minhas personagens favoritas são muitos diferentes um do outro.
Um é Lobo o outro é Leão.
Um é um bastardo aceite pelo pai, o outro é um filho que o pai rejeita.
Um é membro da Patrulha da Noite, o outro é um anão.
Sim, são o Jon Snow e Tyrion Lannister as minhas personagens favoritas.



Jon não conhece a sua mãe, o Eddard recusou admitir a sua verdadeira identidade,
mas disse ao Rei Robert que se chamava Wylla.
Eddard sempre tratou o Jon de maneira igual aos seus filhos legítimos, mas a sua esposa nunca o aceitou bem.
Quando o Eddard foi para Porto Real para servir como Mão do Rei, Jon pediu-lhe para se juntar a Patrulha da Noite.
Na sua viagem para a Muralha com o seu tio, o Jon compreendeu que a Patrulha não era a nobre irmandade que ele pensava, e começou a questionar a sua decisão de lhes juntar.
Ele era muito melhor espadachim do que os seus colegas, e manteve-se distante e arisco deles, enquanto que eles não gostavam dele.
Uma conversa com Donal Noye ajudou a corrigir a sua atitude, e ele rapidamente começou a tornar-se num líder natural, mentor e amigo da maior parte dos seus colegas, ganhando a assim inimizade do seu mestre de armas, Sor Alliser Thorne.
A sua influencia foi tão grande que quando Samwell Tarly chegou a Muralha, ele conseguiu convencer os seus colegas a não o aleijar nos treinos de armas, apesar de ordens ao contrário do Sor Alliser, isto porque o Sam era um guerreiro muito mau.
Pouco depois, quando o Jon foi promovido à Patrulha da Noite, ele percebeu que o Sam estaria em perigo outra vez, assim ele foi falar com o Meistre Aemon e convenceu-o a promover o Sam a patrulha e tornar-lo no seu assistente.
O Jon esperava ser colocado como patrulheiro mas ficou como intendente e ficou zangado com isso, embora ele tivesse sido designado ao Comandante Jeor Mormont, ele só percebeu que estava a ser preparado para a liderança quando o Sam o disse.
O Jon ficou divido entre os juramentos que fez a Patrulha e a sua família quando soube que o seu pai foi preso, e foi ele próprio preso quando atacou Sor Alliser que estava ridicularizou o seu pai.
Pouco depois ele salvou o Lord Mormont de um Outro e foi reintegrado.
O senhor Comandante também deu-lhe a ancestral espada de aço Valiriano, Garralonga.
Quando o seu irmão Robb chamou os súbitos para sul para lutarem com os Lannister, Jon sentiu que o seu lugar era ao seu lado, e desertou da Patrulha.
Os seus amigos seguiram-no e convenceram-o a regressar. No dia a seguir, o Senhor Comandante informou-o que ia liderar uma grande expedição para o Norte para procurar o seu tio Benjen, e perguntou a Jon se queria servir-lho como escudeiro e se estava completamente dedicado a Patrulha.
Jon relutantemente aceitou o seu lugar na Patrulha e preparou-se para a sua viagem para o Norte.



A mãe de Tyrion morreu no seu nascimento, e o seu sempre o odiou por isso e pela sua deformação. Na sua juventude, Tyrion era fascinado por dragões e fogo, e causava fogos nas entranhas do Rochedo Casterly e imagina Tywin ou a sua irmã Cersei, estavam a arder lá.
Quando ele tinha treze anos, Tyrion estava a cavalgar com o seu irmão Jaime, quando viram uma jovem mulher a ser abordada. O nome dela era Tysha, e Tyrion apaixonou-se por ela. Eles casaram-se em segredo, mas quando o Lord Tyrion descobriu, mandou toda a sua guarda violarem-na por uma prata cada um, e ordenou a Tyrion a ser o ultimo a pagar uma moeda de ouro, porque um Lannister valia mais.
Ele também revelou que a Tysha era realmente uma prostituta que o Jaime tinha contratado para ele. Desse dia em diante Tyrion desejou matar o seu pai.

Tyrion foi para Winterfell como parte da comitiva do rei Robert decidou ir a Muralha antes de regressar ao Sul.
Ele juntou-se a Benjen Stark e a Jon Snow na sua viagem para a Muralha, durante a qual se tornou amigo se Jon, e deu-lhe conselhos como sobreviver na Patrulha da Noite. Na sua volta de regresso ao sul ele parou em Winterfell a pedido do Jon e entregou planos para uma sela especial para permitir que Bran voltasse a montar apesar de o Bran estar aleijado.
Ele chegou até a Estalagem do Entrocamento (está localizada onde a Estrada do Rei se cruza com a Estrada do Rio), onde foi preso pela Catelyn por conspiração na tentativa da assassínio de Bran, Lord Petyr Baelish tinha lhe dito que a faca utilizada pertencia ao Tyrion. Catelyn decidiu levar-lhe para o Vale, onde foi atirado para uma cela pela sua língua ácida. Ele conseguiu uma segunda audiência com Lysa Arryn e exigiu um julgamento por combate.
Bronn, um mercenário que tinha ajudado Catelyn a trazer Tyrion para o Vale, e que se tinha tornado próximo de Tyrion durante a viagem ofereceu-se para ser o campeão de Tyrion e derrotou Sor Vardis Egen para assegurar a liberdade dele.
Contundo os dos homens foram deixados na Estrada Alta, onde seriam quase de certeza mortos pelos homens dos clãs das montanhas.
Tyrion conseguiu a lealdade de um grupo de clãs ao prometendo a eles armas e armaduras, e saiu das Montanhas da Lua acompanhado por um contingente composto por membros de quatro clãs.
Ele encontrou o exercito do seu pai que tinha invadido as Terras do Rio (Riverlands) e apresentou-se perante ele.
Lorde Tywin decidiu coloca-lo no vau do rio para a futura batalha com o exercito de Robb. Nessa noite ele mandou o Bronn para encontrar uma companhia feminina para ele, e o Bronn trouxe-lhe Shae, de quem Tyrion gostou imediatamente e decidiu ficar com ela o tempo todo.
No dia a seguir ele lutou na Batalha do Ramo Verde. Depois da batalha, Lorde Tywin soube da captura de Jaime em Correrrio (Riverrun) e decidiu retirar-se para Harrenhal, e enviou Tyrion para Porto Real (King's Landing) para ser Mão do Rei interino.

1 comentário:

fiacha disse...

Gostei do resumo que fizes-te das tuas personagens preferidas.

Eu acho que um dos pontos fortes de Martin são as suas personagens e acaba por ser sempre muito dificil escolhermos a nossa preferida, alias pessoalmente é algo que vai variando de livro para livro.

Alem desta dupla que referes gosto igualmente muito quer de Danny, quer de Bran.

Obvio que existem outras personagens muito interessantes, quer Varys, o Mindinho, Cão de Caça, A Rainha dos Espinhos, Jaime, enfim um enorme numero de personagens que nos fazem sentir quer compaixão quer odio, mas no fundo personagens que gostamos imenso.