18 de janeiro de 2010

As principais Casas de "As Crónicas de Gelo e Fogo"

As principais casas e as suas sedes são:
Stark - Winterfell
Lannister - Rochedo Casterly
Baratheon - Ponta Tempestade (a Casa Baratheon conquistou o Trono)
Greyjoy - Pyke
Tully - Correrrio
Arryn - Ninho da Águia
Martell - Lançasolar
Targaryen - (Não tem sede, antiga Casa reinante dos Sete Reinos)
Tyrell - Jardim de Cima
Pode ver um ficheiro bem interessante acerca do tema aqui



Arryn - "Tão alto como a Honra"
Os Arryn são descendentes dos Reis da Montanha e Vale, uma das mais antigas e puras linhagens da nobreza Ândala.



Baratheon - "Nossa é a Fúria"
A mais nova das grandes Casas, surgida durante as Guerras da Conquista.
Havia rumores de que o seu fundador, Orys Baratheon, era irmão bastardo de Aegon, o Dragão. Orys subiu na hierarquia até se tornar num dos mais ferozes comandantes de Aegon. Quando derrotou e matou Argilac, o Arrogante, o último Rei da Tempestade, Aegon recompensou-o como o castelo, as terras e a filha de Argilac. Orys tomou a rapariga como noiva, e adoptou o estandarte títulos e lema da sua linhagem.



Greyjoy - "Nós não semeamos"
Os Greyjoy de Pyke dizem descender do Rei Cizento da Era dos Hérois.
Segundo a lenda , o Rei Cinzento governava não só as ilhas ocidentais mas também o próprio mar, e tomou uma sereia como esposa.
Durante milhares de anos, piratas das Ilhas de Ferro - chamados "Homens de Ferro" por aqueles que saqueavam - foram os terrorres dos mares navegando até paragens tão distantes com o Porto de Ibben e as Ilhas de Verão. Orgulhavam-se da sua ferocidade em batalha e das suas sagradas liberdades. Cada ilha tinha os seus próprios "rei do sal" e "rei da rocha". O Rei Supremo das Ilhas era escolhido entre aqueles, até que o Rei Urron tornou o trono hereditário ao assassinar os outros reis quando se reuniram para uma escolha. A linhagem de Urron foi extinta mil anos mais tarde quando os Ândalos varreram as ilhas. Os Greyjoy, tal como outros senhores das ilhas, misturam-se com os conquistadores pelo casamento.
Os Reis de Ferro estenderam os seus domínios bem para lá das ilhas propriamente ditas, esculpindo reinos no continente através do fogo e da espada. O Rei Qhored podia vangloriar-se sem faltar a verdade que o seu decreto era válido "onde quer que os homens consigam cheirar a agua salgada ou ouvir o bater das ondas". Nos séculos seguintes, os descendentes de Qhored perderam a Árvore, Vilavelha, a Ilha dos Ursos e a maior parte da costa ocidental. Mesmo assim, ao chegaremas Guerras da Conquista, o Rei Harren, o Negro, governava todas as terras entre montanhas do Gargalo até a Torrente da Água Negra. Quando Harren e os filhos pereceram na queda de Harrenhal, Aegon Targaryen concedeu as terras fluviais à Casa Tully e permitiu que os senhores sobreviventes das Ilhas de Ferro retomassem o antigo costume e escolhessem quem devia deter a primazia entre eles. Escolheram o Lorde Vickon Greyjoy de Pyke





Lannister - "Ouvi-me rugir!"
De cabelo claro, altos e bem-parecidos, os Lannisters são do sangue de avuntureiros ândalos que esculpiram um reino poderoso nos montes e vales do ocidente, muito embora a linha feminina de que se vangloriam descenda de Lann, o Esperto, o legendário intrujão da Era dos Hérois. O ouro de Rochedo de Casterly e de Dente Dourado fez dela a mais rica entre as grandes Casas.



Martell - "Insubmissos, não curvados, não quebrados"
Nymeria, a Rainha guerreira de Roine, trouxe os seus dez mil barcos até a costa de Dorne, o mais meridional dos Sete Reinos, e tomou Mors Martell por marido. Com a ajuda dela, ele derrotou os rivais pelo domínio de todo o Dorne. A influência Roinar permanece forte. Assim, os governantes de Dorne chamam a si mesmo "Príncipe" e não "Rei". Sob a lei de Dorne, as terras e os títulos passam para o filho mais velho, e não parao varão mais velho.
Dorne é o único dos Sete Reinos que nunca foi conquistado por Aegon, o Dragão. Só se juntou permanentemente ao reino duzentos anos mais tarde, e quando isso aconteceu, foi pelo casamento e por um tratado, não pela espada. O pacifico Rei Daeron II teve sucesso onde os guerreiros tinham falhado, ao casar-se com a Princesa de Dorne, Myriah, e ao dar a irmã em casamento ao Príncipe reinante de Dorne.



Stark - "O Inverno está a chegar"
A ascendência dos Stark remonta a Brandon, o Construtor, e aos antigos Reis do Inverno. Governaram Winterfell como Reis do Norte durante milhares de anos, até que Torrhen Stark, o Rei Que Aloelhou, escolheu jurar fidelidade a Aegon, o Dragão, em vez de lhe dar batalha.



Targaryen - "Fogo e Sangue"
Os Targaryen são o sangue do dragão, descendentes dos grandes senhores da antiga Cidade Franca de Valíria, exibindo a sua herança numa beleza notável (alguns diriam inumana), com olhos lilás, índigo ou violeta e cabelo de ouro-prata ou branco platinado.
Os antepassados de Aegon, o Dragão, escaparam à Condenação de Valíria e aos caos e morticínio que se seguiu e instalaram-se em Pedra do Dragão, uma ilha rochosa no Mar Estreito. Foi daí que Aegon e as sua irmãs Visenya e Rhaenys se fizeram ao mar para conquistar os Sete Reinos A fim de preservar o sangue real e mantê-lo puro, a Casa Targaryen seguiu com frequência o costume valiriano de casar irmãos com irmãs. O próprio Aegon tomou ambas as irmãs como esposas, e teve filhos de ambas.



Tully - "Família, Dever, Honra"
Os Tully nunca reinaram como Reis, embora possuíssem terras ricas e o grande castelo de Correrrio ao longo de mil anos. Durante as Guerras da Conquista, as terras fluviais pertenciam a Harren, o Negro, Rei das Ilhas. O avô de Harren, o Rei Harwyn Harthand, tomara o Tridente de Arrec, o Rei da Tempestade, cujos ancestrais tinham conquistado todas as terras até ao Gargalo 300 anos antes, matando o último dos antigos Reis do Rio. Tirano vaidoso e sangrento, Harren, o Negro, era pouco amado por aqueles que governava, e muitos dos senhores do rio abandonaram-no para se juntar a hoste de Aegon. O primeiro entre eles foi Edmyn Tully de Correrrio.
Quando Harren e a sua linhagem pereceram no incêndio de Harrenhal, Aegon recompensou a Casa Tully concedendo a Lorde Edmyn o domínio sobre as terras do Tridente e exigindo dos outros senhores do rio que lhe jurassem fidelidade.



Tyrell - "Crescendo fortes"
Os Tyrell ascenderam ao poder como intendentes dos Reis da Campina, cujos domínios incluíam as planícies férteis desde da Marca de Dorne e da Torrente da Água Negra até as costas do Mar Poente. Através da linha feminina, dizem descender de Garth Greebhand, o Rei Jardineiro dos Primeiros Homens, que usava uma coroa de trepadeiras e flores e fazia a terra florescer. Quando o Rei Mern, o ultimo da linhagem, pereceu no Campo de Fogo, o seu intendente Harlen Tyrell rendeu Jardim de Cima a Aegon Targaryen, jurando-lhe fidelidade. Aegon concedeu-lhe o castelo e o domínio sobre a Campina.
Enviar um comentário