31 de janeiro de 2010

O Casamento Vermelho

O Casamento Vermelho foi o massacre onde morreram Robb, Catelyn, muitos dos seus principais apoiantes e a maior parte das forças militares de Robb. O massacre foi planeado por Tywin Lannister, Walder Frey e Roose Bolton. Foi massacre tomou lugar nas Gémeas, pelas forças Frey e Bolton durante o casamento de Edmure Tully e Roslin Frey.

Robb, depois de saber da morte do Rei Balon Greyjoy e que muitos dos Homens de Ferro tinham voltado para as suas ilhas para escolherem um novo Rei, rapidamente planeou reconquistar o Norte. A Casa Frey, que tinha renegado o Rei do Norte depois de ele quebrar o seu acordo de casamento, finalmente mudou de ideias, deixando o Lorde Edmure Frey casar-se com Roslin Frey, uma filha do Lorde Walder Frey. Robb levou o seu exército para as Gémeas para a festa do casamento do seu tio, onde se juntou-se Roose Bolton e os seus restantes 3,500 homens. Catelyn garantiu que os Frey dessem-lhes pão e sal, o que dava a Robb e aos seus homens a sagrada protecção de convidados.
Durante o festim o Grande-Jon Umber, o mais leal e feroz apoiante de Robb, bebeu uma grande quantidade e rapidamente ficou bêbado. Depois de celebrar a união de Edmure e Roslin, os noivos foram levados para o quarto para a consumação.
Nessa altura, os musicos começaram a tocar a infame musica "As Chuvas de Castamare", uma música escrita sobre uma aniquilação vingadora de Tywin Lannister sobre a Casa Reyne que dominava o Castelo de Castamere.




A música foi o sinal para se iniciar o massacre. Durante a luta o Pequeno-Jon Umber lutou para proteger Robb, e sofreu diversos ferimentos de setas no seu torso, antes de ser decapitado por homens de Roose Bolton.
Muitos homens de Bolton participaram na luta no salão, e o próprio matou Robb, com a sua espada atravessar o coração de Robb. Depois de ver o seu filho mais velho a ser morto, Catelyn acreditou que tinha perdido o seu último filho (ela não sabia que Bran e Rickon tinham fugido de Theon), ela arranhou a sua cara até sangrar, a rir-se. Menos antes de ser morta um dos homens de Frey comentou que ela tinha ficado louca. Esses homens rapidamente lhe cortaram a garganta. Lothar Frey montou as tendas dos homens de Robb de forma a que elas desmoronassem em cima deles, e depois pegaram-lhes em fogo quando os homens de Bolton atacaram os acampamentos.

Depois do casamento Catelyn foi despida e o seu corpo atirado no Ramo Verde, em forma de gozarem com os ritos funerários da Casa Tully. Em adição, tanto Robb como Vento Cinzento forma decapitados, os Frey prenderam a cabeça do lobo no corpo de Robb e depois pregaram a coroa de Robb na cabeça.



Edmure não foi morto, mas foi feito prisineiro pelos Frey. Foram precisos oito homens para conseguirem submeter o Grande-Jon apesar de ele estar bêbado, ele depois também foi feito de prisioneiro. Os Lordes Frey e Bolton garantiram uma fácil vitória para o Rei Joffrey, combinado com o rendimento de quase todos os Lordes do Tridente excepto os Tully, Mallister e Blackwood, este ponto de viragem foi tomado como o fim não oficial da Guerra dos Cinco Reis, com o Rei Joffrey como vencedor.
Mais tarde foi sugerido que o Lorde Tywin Lannister fez parte do planeamento dos eventos do Casamento Vermelho através de correspondência com o Lorde Frey.
Com o Edmure preso, o Petyr Baelish, Lorde de Harrenhal, ganhou o título de Lorde do Tridente, desalojando assim a Casa Tully como lideres do Tridente.

4 comentários:

Lars Gonçalves disse...

Esta é a parte das crónicas que menos gosto. Matarem assim tanta gente a traição e também o que fazem depois com os corpos de Robb e Catelyn.
Como se diz muitas nos livros, que os Outros que levem os Frey e os Bolton!!!
Espero que o GRRM tenha planeado uma vingança sangrenta contra eles!!

fiacha disse...

Por acaso esta até é uma das melhores partes das crónicas, onde as emoções estão ao rubro e tudo foi muito bem "arquitectado".

Já não me lembrava da parte de "colarem" a cabeça do Vento Cinzento no Robb, mas não deixa de ser interessante.

Obvio que foi cruel, sangrento, violento, que nos deixa com um sentimento de tristeza e desejo que Martin, não se esqueça de fazer pagar quer os Frey quer os Bolton por estas maldades.

Grandes vilões estas duas casas, tal como gosto

Dr Pedro Oliveira disse...

É triste saber disso, mas quem lê o livro acaba por imaginar que isso acontecesse, todos os reis e personagens que nutriamos carinho morram para que o rei usurpador e falso filho de Robert, Rei Jofrey saia como vitorioso, para que seu castigo venha no futuro comandada por Dany e seus dragões, recuperando o que de direito é seu, Jon snow casaria com ela continuando assim a dinastia.... (teoria minha após analises dos livros e spoilers)

Deivid (David) disse...

Não é porque morrem personagens que tu gosta que o evento precisa ser "desgostado". A vida é assim, o evento é épico e é condizente com o que há de melhor na série: a imprevisibilidade e o impacto. É fantasia, mas mostra a natureza humana sem amarras.