17 de janeiro de 2010

Série sugerida




Marion Zimmer Bradley - As Brumas de Avalon
Esta obra é dividida em 4 volumes:
Vol. 1 - A Senhora da Magia
Vol. 2 - A Rainha Suprema
Vol. 3 - O Rei Veado
Vol. 4 - O Prisioneiro da Árvore

O livro é tão especial que é difícil imaginar que se trata de uma obra de ficção. Bem vindo história do Rei Arthur e a Távola Redonda, que por si só, já é cheia de encantamento, fica mais emocionante contada pelas mulheres de sua vida. O livro mostra a luta da religião pagã e o crescimento do cristianismo com a tentativa de destruição do culto pagão em detrimento de uma nova moral cristão.
O livro começa com a história da mãe de Arthur e Morgana e apresentação desses seres que tem o dom da magia. Arthur surge de um ideal de paz por traz da coroação de um rei que ao mesmo tempo tem sangue cristão e pagão.
São mulheres sacerdotisas, que possuem dons especiais de visões e de cura, bem como uma ciência pela vida que é fascinante. Sem dúvida, a personagem mais marcante da história, apesar de se tratar da história da ascensão e da decadência do Rei Arthur é Morgana. Irmã deste, num ritual muito marcante iniciático, fica grávida de Arthur, e gera para seu irmão o único filho que este terá e que será também o fruto de sua derrota.
Algumas cenas mais emocionantes são: a iniciação de Morgana e de Arthur e o eterno amor desta por Lancelot. A figura de Viviane e do Druida Merlin. A disputa entre o cristianismo e a religião pagã.
É um livro que nos faz rir, chorar, desejar, amar e odiar. Impossível não imaginar que apesar de ficcional, provavelmente muito do que se vê no livro, pode ter realmente acontecido. Alem disso: Lancelot, Guineverre e sua disputa com Morgana, a Excalibur e a forma como ela é feita.
Ritos, mitos, lendas. cavaleiros.. enfim.. é um livro que pode impressionar pelo tamanho, pois são 4 volumes, mas que flui e que é irresistível.
Enviar um comentário