22 de outubro de 2010

Opinião - Alex 9 - A Coroa dos Deuses



Sinopse:

Uma história envolvente e original.
Prepara-te para batalhas épicas de espada em punho e tecnologia de ponta e mergulha numa aventura onde as respostas parecem levar a mais perguntas. Quando se saberá a verdade sobre Alex 9?

Opinião:

Este é o segundo livro da trilogia Alex 9 da autoria do Martin S. Braun. Esta trilogia é uma mistura entre Ficção Científica e Romance Histórico. A acção ocorre em dois mundos diferentes, o nosso planeta Terra e a Segunda Terra.

No Sistema Solar há uma grande luta entre duas corporações rivais a Takashi-McNamara e a FedAFC. Enquanto que na Segunda Terra (chamado assim pela Alex 9), o Reino de Brodom é atacado pelos misteriosos Tshiu.

Gostei bastante do enredo, mas acho que a contaste troca de personagens corta um bocado o ritmo de leitura. Por alguns pontos de vista só ocupam meia página. De resto acho que é um livro muito bem construído, e com descrições de luta extremamente bem conseguidas, em especial das cenas em que o Garic de Cary e o seu escudeiro Hert de Bavra estão envolvidos.

Gostei imenso da evolução da personagem do Jikard, que cresce imenso e que promete tornar-se num bom reinante. Gostei especialmente de uma cena do Jik na qual ele está em cima de um telhado.

A Alex 9 e o Dael são boas personagens muitos boas e que juntos prometem imensas dores de cabeça aos seus inimigos, que são cada vez mais.

Neste livro está mais evidente as intrigas da corte, com algumas cenas dignas do outro Martin. Houve uma em especial que me marcou, e que muda a vida a muitas personagens. Não eu não vou referir a cena em causa de ter demasiados spoilers.

Na Terra tenho de referir três personagens especiais a Kaoru, o Pierre Bach e o Clayton. Que tentam a todo o custo descobrir o mistério que envolve a Alex 9. Também não posso deixar de mencionar a personagem que tem o meu nome, Lars Viola, mas que morre passando duas páginas.

Esta trilogia é a prova que há autores portugueses com qualidade e que deviam ser mais reconhecidos. Para mim o Martin devia ser "promovido" para a Colecção Bang porque há muito talento do autor para isso e assim venderia mais livros porque a maior parte dos leitores adultos "assusta-se" quando lê Teen numa capa de livro (falo por experiência própria).

Só posso dizer que a contar os minutos para ler o ultimo livro (Magia dos Ventos) da trilogia. Em especial depois da iniciativa do autor em dar oportunidade aos leitores do livro em criar uma personagem. Esta é uma trilogia para ser lida, com a minha recomendação!!

Avaliação: 8-10
Enviar um comentário