22 de outubro de 2010

Opinião - Alex 9 - A Coroa dos Deuses



Sinopse:

Uma história envolvente e original.
Prepara-te para batalhas épicas de espada em punho e tecnologia de ponta e mergulha numa aventura onde as respostas parecem levar a mais perguntas. Quando se saberá a verdade sobre Alex 9?

Opinião:

Este é o segundo livro da trilogia Alex 9 da autoria do Martin S. Braun. Esta trilogia é uma mistura entre Ficção Científica e Romance Histórico. A acção ocorre em dois mundos diferentes, o nosso planeta Terra e a Segunda Terra.

No Sistema Solar há uma grande luta entre duas corporações rivais a Takashi-McNamara e a FedAFC. Enquanto que na Segunda Terra (chamado assim pela Alex 9), o Reino de Brodom é atacado pelos misteriosos Tshiu.

Gostei bastante do enredo, mas acho que a contaste troca de personagens corta um bocado o ritmo de leitura. Por alguns pontos de vista só ocupam meia página. De resto acho que é um livro muito bem construído, e com descrições de luta extremamente bem conseguidas, em especial das cenas em que o Garic de Cary e o seu escudeiro Hert de Bavra estão envolvidos.

Gostei imenso da evolução da personagem do Jikard, que cresce imenso e que promete tornar-se num bom reinante. Gostei especialmente de uma cena do Jik na qual ele está em cima de um telhado.

A Alex 9 e o Dael são boas personagens muitos boas e que juntos prometem imensas dores de cabeça aos seus inimigos, que são cada vez mais.

Neste livro está mais evidente as intrigas da corte, com algumas cenas dignas do outro Martin. Houve uma em especial que me marcou, e que muda a vida a muitas personagens. Não eu não vou referir a cena em causa de ter demasiados spoilers.

Na Terra tenho de referir três personagens especiais a Kaoru, o Pierre Bach e o Clayton. Que tentam a todo o custo descobrir o mistério que envolve a Alex 9. Também não posso deixar de mencionar a personagem que tem o meu nome, Lars Viola, mas que morre passando duas páginas.

Esta trilogia é a prova que há autores portugueses com qualidade e que deviam ser mais reconhecidos. Para mim o Martin devia ser "promovido" para a Colecção Bang porque há muito talento do autor para isso e assim venderia mais livros porque a maior parte dos leitores adultos "assusta-se" quando lê Teen numa capa de livro (falo por experiência própria).

Só posso dizer que a contar os minutos para ler o ultimo livro (Magia dos Ventos) da trilogia. Em especial depois da iniciativa do autor em dar oportunidade aos leitores do livro em criar uma personagem. Esta é uma trilogia para ser lida, com a minha recomendação!!

Avaliação: 8-10

4 comentários:

fiacha disse...

Eu penso que a constante mudança de personagens é propositado, no fundo é um estilo proprio que o Martin tem, isso e a acção ser rápida, algo que até gosto, é diferente.

Então apareceu um Lars ? realamente merecias melhor sorte LOL.

Bem devo ler o livro antes do FF2010, se tudo correr bem, como espero e claro tambem estou muito curioso para ver as possiveis novas personagens de acordo com as nossas sugestões (pessoal do Forum BANG).

Lars Gonçalves disse...

Sim, eu sei que é. Mas alguns POV's são só de meia página e pode tornar a leitura algo confusa e corta um bocado o ritmo.

Pois merecia, mas morreu bem lol

Estou é curioso em saber quais serão as personagens escolhidas :D

fiacha disse...

Vais ver que ainda vai aparecer um arqueiro com nome arabe e que em vez de um falcão tem como amigo um corvo.

Tambem me parece que os livros do Martin podiam estar na BANG, alias quando fui ao 1º encontro do forum BANG o Luis Corte Real referiu isso mesmo que o Martin deveria passar para a BANG, mas atenção o que estou a dizer não é oficial, foi o que ele referiu.

PS; POV é com o outro Martin *sorisso*

Fiacha disse...

Ja terminei o livro e devo dizer que fiquei muito agradado com o livro, tendo inclusivamente considerado livro para 10/10, tendo em consideraçao tratar-se de um livro da coleção Teen (algo que até estranho).

Um cresicmento enorme em relação ao anterior, quer em relação ao enredo, quer às personagens.

Compreendo que não gostes das constantes mudanças de locais / personagens do livro mas digo-te que não me faz grande confusão, é quanto a mim uma mais valia do escritor, pois não eve ser nada facil que tudo bata certinho no fianl

Venha lá então a parte final e a ver como as nossas personagens se comportam

Adorei