20 de novembro de 2010

Opinião - "Sombras e Fortalezas"



Romances históricos há muitos. Leia apenas os melhores - como os de Elizabeth Chadwick.

Inglaterra, 1148. Brunin é um rapaz de dez anos marginalizado pela própria família. Uma criança reservada, é atormentado pelos irmãos e desprezado pela avó autoritária. Numa tentativa de torná-lo um herdeiro de quem se orgulhe, o pai envia-o para a casa de Joscelin, Senhor de Ludlow, onde Brunin irá aprender as artes da cavalaria. Mas, antes que o consiga, terá que ultrapassar a insegurança e as dúvidas que sente sobre si próprio. Hawise, a filha mais nova de Joscelin, cedo forma uma forte amizade com Brunin. As alianças de família forçam o seu pai, com o jovem como seu pajem, a auxiliar o Príncipe Henrique na sua batalha pela coroa inglesa. Entretanto, o próprio Senhor de Ludlow é ameaçado pelo seu rival, Gilbert de Lacy. Enquanto prossegue a luta pela coroa e o rival se prepara para atacar, Brunin e Hawise cedem à paixão.
É então que as propriedades da sua família são atacadas e Brunin tem de mostrar o que aprendeu. Mas estará a jovem Hawise do seu lado, num mundo onde os poderosos raramente respeitam os ideais de cavalaria? Brunin terá que enfrentar o futuro com coragem... ou perder tudo.

Opinião:


Esta obra retrata o século XII e a Inglaterra medieval, durante e depois da Guerra Civil que opôs a Rainha Matilde e o Rei Estevão. Num país destroçado por uma longa guerra, junto a fronteira com Gales mora a família FitzWarin que mora no castelo de Whittington. Um jovem tímido chamado de Fulke, mais conhecido como Brunin é constantemente atormentado pelos seus irmãos mais novos e pela sua avó por causa da sua natureza tímida e muito calada.

O Pai de Brunin, decide enviar-o como escudeiro para Ludlow, onde mora o melhor amigo do dele Joscelin de Dinan, um antigo mercenário. Em Ludlow, Brunin aprende a artes da cavalaria e recebe o carinho que sempre lhe faltou em casa.

É também em Ludlow onde ele encontra a Hawise, a irrequieta e teimosa filha mais nova de Joscelin, que irá ser uma companheira de brincadeira para Brunin.

Este livro tem algumas boas descrições da mentalidade das pessoas, das paisagens da zona de fronteiriça anglo-galesa, dos castelos e algumas excelentes descrições de batalhas.

Gostei bastante deste livro que mistura factos históricos verídicos com romance e com algumas cenas de batalhas e reviravoltas no enredo bastante inesperadas. Recomendo este livro aos amantes do romance histórico.

Classificação: 8-10
Enviar um comentário