23 de março de 2010

Opinião - "Filha do Sangue"




Sinopse:

Há setecentos anos atrás, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida.E quem controlar a Rainha controlará o mundo. Três homens poderosos — inimigos de sangue — sabem isso. Saetan, Lucivar e Daemon apercebem-se do poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. E assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, onde as armas são o ódio e o amor. E o preço pode ser terrível e inimaginável.

Crítica:

Fazer uma crítica deste livro, não é muito fácil até porque para me ambientar a ele tive que ler mais de cem páginas, para compreender os diferentes sítios, as diferentes raças e os diversos tipos de jóias usadas e os seus significados.

Logo nas primeiras páginas, entra-se num ambiente negro, típico "dark fantasy", e nota-se o carácter forte do livro. Num mundo cruel, brutal e perigoso, onde o Mal espreita a cada esquina, e em todos, de uma forma ou de outra.

A história ocorre com a chegada da profetizada chegada da Feiticeira, Jaenelle, uma poderosa mas muito jovem feiticeira que irá mudar a sociedade dos Sangue. Com os seus extraordinários poderes Jaenelle consegue viajar por diversas dimensões, e nelas encontrar alguns amigos que a muito a esperavam, que são o Saetan, Senhor do Inferno, Daemon, um príncipe escravo haylliano, que são três personagens muito bem construídas. Mas ao longo do livro também aparece outra personagem muito bom, o Lucivar meio-irmão do Daemon, e que é um guerreiro eyrieno, mas que neste livro não têm muito destaque mas dá para perceber que nos próximos irá ter um papel fundamental.

É um bom livro. A escritora mesmo não tendo uma escrita complexa, consegue criar uma história que é capaz de nos deixar presos. Ela dá poucos detalhes por isso foi um bocado difícil de me orientar no mundo criado por Anne Bishop, mas quando estamos mais ambientados a história começa a tornar-se mais facilmente compreendida. Como a minha avó dizia primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Não é um livro que eu recomenda-se a pessoas mais impressionáveis, com as suas cenas de sexo e de muitas mortes violentas, mas é um livro que recomendo a todos os amantes da fantasia, principalmente a amantes da Dark Fantasy.

Classificação: 7-10

5 comentários:

fiacha disse...

Compreendo perfeitamente que tenhas estranhado este universo, pois como referis-te é algo complexo.

Irás, caso continues a ler a trilogia, conhecer personagens muito interessantes e as que referis-te serão melhor desenvolvidas.

A questão do vilão e dos perigos, bom veremos o que vais achar no final.

Caso continues com a leitura deste universo, recomendo-te ainda o livro Teias de Sonhos.

Gostei da critica, embora tenhas pequenos erros ortográficos^^

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Desculpa o comment anterior mas enganei me numa cena ;)

Ainda bem que gostas te de Bishop, eu adoro o mundo dela acho que li a colcção completa em pouco mais de uma semana lol.

Se quiseres ler os restantes livros de Bishop ou outro que eu tenha na estante avisa que eu passo por Alvor.

Sïalla disse...

Acho que foi o primeiro livro de fantasia negra que li e adorei. Tanto ao nível da escrita da autora, como a estrutura e hierarquia do mundo que ela criou também está muito bom.

Ao todo é uma obra bastante interessante pois ela conseguiu pegar em magia e feiticeiras e transformar tudo isso numa coisa original e explorar todo um lado de violência, sexualidade, fantasia e intriga de maneira fantástica.

Sofia disse...

Bem, deixo aqui o meu primeiro comentário ao teu blog, eu sou uma incondicional fã desta saga da Anne Bishop, se ainda não continuaste a ler, continua que vale bem apena a trilogia. E é tal e qual disseste primeiro estranha-se depois entranha-se. Na minha opinião de todos os "mundos" criados por diversos autores, este é daqueles que tem um "je ne sais quoi vraiment spécial". ^^