29 de março de 2010

Robert Baratheon



Robert Baratheon é um membro da Casa Baratheon e Rei dos Sete Reinos no inicio das Crónicas. Ele foi coroado como Rei dos Sete Reinos depois de ter vencido a Rebelião de Robert. Um homem grande, Robert foi um guerreiro de reconhecido valor, mas ficou muito gordo devido aos seus excessos com a comida e a bebida. Ele era conhecido devido a sua personalidade gregária e na sua grande habilidade de transformar inimigos em amigos. Ele foi morto por um javali numa caçada.

História:

Robert Baratheon era o filho mais velho de Steffron Baratheon e Cassana Estermont. Quando os seus pais morrem num naufrágio a vista do seu castelo de Ponta Tempestade, Robert é criado por Jon Arryn no Ninho da Águia. Lá ele conhece Eddard Stark, um outro protegido do Jon Arryn e tornam-se grandes amigos. Mais tarde, é arranjado um casamento entre o Robert e a irmã de Eddard, Lyanna. Quando o Rhaegar Targaryen rapta a Lyanna, Robert fica quase louco pelo pensamento de ele a poder violar.
Juntamente com Eddard e o seu pai adoptivo Jon Arryn, eles começam uma rebelião. Apesar de ele ganhar a rebelião e de matar Rhaegar, a Lyanna morre antes de eles se conseguirem encontrar outra vez. Robert depois disso fico assombrado com a sua memória e desejo para uma vingança maior contra o morto Rhaegar.

Robert tomou o Trono de Ferro dos Sete Reinos devido a uma distante relação com os Targaryen e casa-se com Cersei Lannister. Ele perdoa muitos dos seus antigos inimigos e ganha alguns como seus aliados. Jon Arryn, como Mão do Rei, manteve os Sete Reinos juntos enquanto que Robert comia, bebia, caçava e ia as prostitutas. Robert endividou o reino com as despesas dos seus torneios e fez muitos bastardos.



Acontecimentos durante as Crónicas:

Quando Jon Arryn Arryn morre repentinamente, Robert viaja para Winterfell para encontrar-se com a única pessoa que ele realmente confia, Eddard Stark. Depois de uma longa separação, Robert aparenta a Eddard um homem partido, infeliz, pouco saudável e muito mais gordo. Eddard relutantemente aceita o cargo de Mão do Rei e vai para Porto Real, onde ele descobre que os filhos de Robert são de facto filhos bastardos da Rainha Cersei e frutos de uma relação incestuosa dela com o irmão Jaime Lannister. Quando o Eddard ameaçou-a que ia revelar o segredo a Robert, Cersei envia um vinho muito forte quando ele vai numa expedição de caça, o que lhe provocou uma enorme bebedeira e receber uma ferida mortal de um javali. A morte de Robert, provoca uma luta pelo poder que provoca o início da Guerra dos Cinco Reis.

Bastardos conhecidos:

Apesar de Robert ser reconhecido por ter feito no mínimo dezasseis bastardos, apenas um foi reconhecido. Cinco deles foram vistos por personagens POV, enquanto que dois outros são mencionados de passagem.

- Gendry - Um bastardo não reconhecido que nasceu fruto de uma relação com uma trabalhador de uma taberna. Quando ele teve a idade suficiente, um lorde desconhecido
pagou à um ferreiro para ele ser seu aprendiz. Gendry ganhou a reputação de ser teimoso, e fez para si próprio um elmo em forma de uma cabeça de touro, ganhado assim a alcunha de "Touro". Depois da morte do Rei Robert, ele fugiu da fugiu da cidade com Yoren da Patrulha da Noite. Ele sabia que a Rainha Cersei o queria morto, apesar de não saber porque. Ele viajou com Arya Stark até que a Irmandade sem Estandartes os capturarem, ele depois junta-se a Irmandade. A Irmandade depois coloca-o na Estalagem da Encruzilhada para tomar conta de um grupo de órfãos.

- Mya Stone - Uma filha bastarda de Robert nascida no Vale. Ele serve como guia para as viagens de ida e de volta do Ninho, onde se torna amiga de Sansa Stark.

- Edric Storm - É o único filho bastardo reconhecido de Robert, filho de Delena Florent. Ele viveu em Ponta Tempestade sobre a protecção de Cortnay Penrose, o castelão. Stannis montou um cerco ao castelo com o objectivo de capturar Edric Storm e usa-lo para provar as acusações da relação incestuosa de Cersei com Jaime. A Melisandre tentou usar o sangue dele, para acordar os dragões de Pedra Dragão. Mas Davos Seaworth retirou clandestinamente Edric de Pedra Dragão, antes que ele podesse ser sacrificado.

- Bella - Uma bastarda não reconhecida que vive num bordel chamado de "Pêssego" em Septo Pedregoso.

- Barra - A mais nova dos conhecidos bastardos. Um bebé que foi morto por agentes de Cersei depois da morte de Robert.

- Gémeos de nome desconhecido - Petyr Baelish disse que Robert teve gémeos frutos de um caso com uma criada no Rochedo Casterly e que foram mortos por ordem da Rainha Cersei.

Enviar um comentário