2 de março de 2010

Lysa Tully Arryn



Lysa Tully (266 AL - 300 AL) era a filha do Lorde Hoster Tully e de Minisa Whent. Durante a Rebelião de Robert ela casasse com Jon Arryn, um homem 10 anos mais velho do que o seu pai. Durante o seu casamento ela tem vários abortos e finalmente dá-lhe um filho, Robert Arryn.
Os livros começam mesmo depois da morte do seu marido e do regresso de Lysa ao Vale de Arryn.

Vida até a Rebelião de Robert:

Na sua juventude Lysa era uma rapariga tímida e simpática não sem alguns encantos. Ela cresceu junto dos seus irmãos, Catelyn e Edmure e do protegido do seu pai, Petyr Baelish. Durante este periodo ela apaixona-se por Petyr, mas o seu amor não era reciproco. Quando o casamento de Brandon Stark com Catelyn é anunciado, Petyr deafia-o para um duelo pela mão de Catelyn.

Brandon fere gravemente Petyr, e Lysa ofereceu-se para cuidar dele. Ela deixa-o tirar a sua virgindade, mas durante o acto, Petyr chama-lhe de Catelyn, de quem ele realmente ama. Lysa fica grávida de Petyr, mas o pai dela obriga-lhe a abortar e envia Petyr de volta para o Vale. Porque ele já não é virgem, é mais dificil de arranjar um marido do mesmo posição dela, mas o pai dela arranja uma forma. Ele oferece-a a Jon Arryn, o Lorde do Vale, um homem velho sem herdeiros directos. Porque Lysa tinha provado em ser fértil e por causa de precisar do apoio do Tridente na Rebelião de Robert, Jon concorda. Ela casa-se com Jon na mesma cerimónia em que a sua irmã, Catelyn, casou-se com Eddard Stark (Brandon Stark tinha morrido, e por isso Catelyn casou-se com o seu irmão mais novo). A Rebelião na qual os seus maridos eram dois dos principais lideres, acabou com sucesso para a causa deles. E Robert torna-se no Rei, com Jon Arryn a tomar o lugar de Mão do Rei.

Mulher de Jon Arryn:

Jon já era um homem relativamente velho, quando se casou com ela. Por causa do facto de ela já não ser virgem e da grande diferença de idades entre eles (41 anos), não havia muito amor no seu casamento. Lysa teve sofreu vários abortos, mas finalmente deu a luz um filho, Robert Arryn. Ela tornou-se paranóica depois do último nascimento de uma criança morta, vendo inimigos em todo o lado.

Robert era uma criança doente e Lysa que estava muito preocupada com a sua saúde, mimou em tal extensão que ela o amamentou até aos seis anos e não lhe negava nada.

Durante os anos em que ela viveu com o seu marido em Porto Real. Ela começou-se um relacionamento secreto com Petyr Baelish, que o seu marido tinha levado para a corte.
Petyr tinha uma grande influência sobre ela, e conseguiu convencer-lha a envenenar Jon e acusar os Lannister da sua morte. Depois da morte de Jon, Lysa fuge de volta para o Ninho da Águia e envia uma carta secreta a Catelyn na qual acusa Cersei Lannister da morte do seu marido.

Durante a Guerra dos Cinco Reis:

A morte de Jon Arryn meteu em andamento uma série de eventos que levaram a uma guerra completa nos Sete Reinos.

Quando a irmã de Lysa encontra acidentalmente com Tyrion Lannister durante a viagem dela de Porto Real para Winterfell, ela toma-o como seu prisioneiro. Para fugir a possiveis perseguidores Catelyn vai para o Vale. Catelyn não tinha visto a irmã em anos e ficou chocada com as mudanças que ela tinha sofrido. Ela tinha ficado gorda, emocionalmente instável e que via inimigos em todos os sítios.

Lysa tomou Tyrion como seu próprio prisioneiro para o fazer confessar o assassinato do seu marido. Mas Tyrion foi mais inteligente do que ela ao exigir um julgamento por combate, no qual o seu campeão de Tyrion conseguiu vencer. Catelyn tentou persuadir a sua irmã a mobilizar um exército para se juntar ao seu pai e ao Norte contra os Lannister, mas Lysa recusou-se. Nos próximos dois annos, lutaram-se muitas batalhas entre a sua família e os Lannister, mas a Lysa manteve-se neutral e teve qualquer papel na guerra.

Morte:

Depois da derrota dos Stark, Petyr que se tinha erguido alto no seio dos Lannister, foi nomeado como o novo Lorde do Tridente e recebeu o castelo de Harrenhal. Com o seu novo estatuto, ele conseguiu casar com Lysa e ganhar a posiçaõ de regente do seu afilhado Robert. Petyr trouxe Sansa Stark consigo, disfarçada de sua filha bastarda sobre o nome de Alayne Stone, mas informa Lysa quem realmente ela é.

Sansa parecia-se muito com a sua falecida mãe, e numa manha Lysa apanhou Petyr a beija-la. Ela culpou Sansa e durante uma ataque de fúria quase que atira de cima da montanha. Sansa foi salva pela atempada chegada de Petyr, que chegou mesmo a tempo de evitar Lysa de a mandar para a sua morte. Depois de a acalmar, Petyr atira Lysa da montanha e culpa o cantor pessoal de Lysa (Marillion) da sua morte.
Enviar um comentário