1 de março de 2010

Dan Brown

Dan Brown deve ser uns dos escritores mais reconhecidos e com mais sucesso actualmente. Já com vários dos seus livros a terem um grande sucesso de vendas e inclusive terem sido adaptados ao grande ecrã ("Código da Vinci" e "Anjos e Demónios" como todos devem saber).
Eu sempre tive uma enorme curiosidade em ler os seus livros, dos quais me falaram muito bem, mas nunca surgiu a oportunidade para isso. Espero que seja para breve. Aqui ficam as sinopses dos seus livros para aguçar o vosso (e meu) apetite. Pode ser que estes livros um dia ainda venham para a minha estante.



O Código da Vinci:

Sinopse:
A Bertrand edita O Código Da Vinci, um impressionante êxito mundial em que Dan Brown se revela um génio criativo não só a nível do suspense mas também da própria complexidade do enredo.
O Código Da Vinci é uma obra simultaneamente vertiginosa, inteligente e intricadamente recheada de elementos científicos e de pormenores inesperados.

Harvard Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou.
Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado do Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.



Anjos e Demónios:

Sinopse:
Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no seu peito. A conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminati, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon - quem não o conhece? - ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.




Símbolo Perdido:

Sinopse:
Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros.
Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos.

Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.

Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível.

Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página.
O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…



Fortaleza Digital:

Sinopse:
Quando o ultra-secreto e invencível descriptador da NSA, o Crivo, se depara com uma mensagem indecifrável criada por um «anjo caído» da própria agência, o director de operações recorre à brilhante criptógrafa Susan Fletcher e ao seu noivo, um professor de Literatura, para o ajudarem a desvendar o mistério.
Qual será a natureza do terrível código que tomou a NSA como refém? E terá David Becker êxito na sua demanda por um misterioso anel?
Apanhada numa vertiginosa rede de secretismos e mentiras, Susan tenta desesperadamente salvar a agência em que acredita e, mais tarde, a própria vida e a do homem que ama. Mas será essa a resposta para a segurança universal?
Chegando o momento da verdade , «quem guardará os guardas»?



A Conspiração:

Sinopse:
O Presidente Zachary Herney está a lutar por uma duríssima reeleição. O seu opositor, o Senador Sedgwick Sexton, é um homem com amigos poderosos e uma missão: privatizar a NASA e reduzir as suas despesas.

Lutando para sobreviver a uma série de erros que ameaçam a sua imagem política, a NASA faz uma descoberta atordoadora: um estranho meteorito enterrado no Árctico. O Presidente é informado de que o objecto encontrado vai ter implicações determinantes no programa espacial americano. Contudo, dada a reputação vacilante da agência espacial norte-americana, será a descoberta válida ou não?

Rachel Saxton, uma investigadora dos Serviços Secretos da Casa Branca, é destacada para confirmar a autenticidade do achado. Rachel tem como missão resumir relatórios complexos em notas de uma página. Neste caso o Presidente precisa dos seus dados antes da última declaração que fará ao povo americano e que será decisiva na sua reeleição.

Acompanhada por uma equipa de especialistas, incluindo o carismático oceonógrafo Michael Tolland, Rachel descobre o impensável: provas de um embuste científico, de uma cilada que ameaça mergulhar o mundo em controvérsia. Mas antes de conseguir contactar o Presidente, Rachel e Michael são vítimas de uma perseguição sem tréguas ao longo do Árctico, refugiam-se num submarino nuclear e acabam por ser aprisionados num pequeno barco na costa de New Jersey, enquanto a capital norte-americana ferve de expectativas relativamente a mais uma fraude científica e os ânimos se exaltam nas antecâmaras do poder no interior da ala esquerda.

Aclamado pela mestria e genialidade com que relaciona História, Ciência e Política, Dan Brown destaca-se num novo romance em que nada é o que parece e ao virar de cada página nos espera uma fabulosa surpresa.

10 comentários:

fiacha disse...

Já li o Codigo e o Anjos e Demonios e chega-me. Mesmo gostando das histórias não percebo o porque de tanto exito deste escritor, mas reconheco-lhe merito.

Gostei mais do Anjos e Demonios, apenas estragado por uma queda aparatoza de uma das personagens, de resto foi muito bom.

Anónimo disse...

Dakkon here:

Bem de todas as capas que ai tens só me falta ler o simbolo perdido... o código da vinci é o mais conhecido, e sim de facto tem um vilão que deixa o pessoal a nora, como em quase todos os livros é que o protagonista é langdon.. já nem sei se é assim que se escreve o nome..

a conspiração que acho ter sido o primeiro dele, é maneirinho..

o meu conselho para ti se quiseres mesmo pegar em ban bronw, aproveita as edições de bolso, e se quiseres comecar por langdon vai primeiro a anjos e demónios que é de facto o primeiro apesar de muita gente achar que é o segundo... se não quiseres comecar com langdom, o que recomendo, devias pegar primeiro na fortaleza digital, que é sinceramente muito bom.. já agora um conselho, os livros de dan brown são viciantes e devem ser lidos logo de seguida, mas deixa entervalos entre os livros.. pq é aquele género de leitura que enjoa apesar de ser muito boa, acaba sempre por ser o mesmo, só consigo ler com uns largos meses de intervalo..

Anónimo disse...

Dakkon again:

lol realmente o fiacha tem razãoa queda tem que se diga, fiacha pega na fortaleza digital, mas só daqui a um tempo, ele é muito bom escritor, mas o problema é que o género é aquele, enjoativo, não podemos ler muitos de uma só vez..

a fortaleza digital ainda tem a benece de ter diferentes protagonistas, e do assassino ser portugues :D

Lars Gonçalves disse...

Eu tenho muitos livros a frente de Dan Brown.
Só o meti aqui para ver se a minha namorada o compra :P

Anónimo disse...

loooooooool

em vez de a pores a ler martin

Lars Gonçalves disse...

Ela não lê de todo, diz que não tem tempo. Só quero que ela me ofereça algum livro :P

fiacha disse...

grande "crava" que me sais-te.

Dakkon anonimo LOL,

Eu não tenho tempo para ler todos os livros que tenho na estante, nem que fosse preso um ano, logo deste escritor para mim chega

Lars Gonçalves disse...

Pois a minha lista de espera resume a um livro e meio xD

fiacha disse...

Epa se não fosse tão caro a expedição de livros eu bem que te resolvia esse problema.

Mas tambem não queiras tudo de uma vez

Alias aqui o nosso anonimo tambem merece e eu não me esqueço

Lars Gonçalves disse...

Pois os livros estão todos a mais de 22 €, o que é um abuso para o mercado português.
E eu não quero todo de uma vez, mas tenho de ir reflectindo as minhas possíveis futuras compras.

Eu só gostava de saber porque que o nosso anomino não assina.