2 de março de 2010

Jon Arryn



Jon Arryn (225 AL - 297 AL) foi o Lorde do Ninho da Águia, Defensor do Vale e Protector do Leste. Ele serviu como Mão do Rei à Robert Baratheon de 283 AL até a sua morte.

Juventude:

Jon nasceu no ano 225 AL, o filho de Lorde Jasper Arryn. Não é conhecido muito da sua juventude ou dos seus pais. Ele tinha um irmão mais novo, Ronnel, e uma irmã, Alys que se casou com Elys Waynwood. Jon foi o Guardião dos Portões da Lua enquanto que o seu pai estava vivo, depois da morte dos seu pais ele nomeia o seu irmão Ronnel e mais tarde o seu primo Denys como guardiões.

A Rebelião de Robert:

Jon criou Eddard Stark e Robert Baratheon como seus protegidos no Vale. Enquanto cresciam, os dois tornaram-se amigos próximos e consideravam Jon como segundo pai. Depois do Rei Erys II exigir para que Jon os entregasse para julgamento com a sentença mais provável ser a morte, ele recusou-se e ergeu os seus estandartes em revolta. Depois de lutar com diversos lordes que resistiram a rebelião, Jon lutou na Batalha dos Sinos e na Batalha do Tridente. Quando Robert ascendeu ao Trono de Ferro, nomeou-o como seu Mão do Rei.



Mão do Rei:

A primeira tarefa que Jon tomou foi a de fazer paz com Dorne. Dorne estava irada com a morte de Lewyn e Elia Martell durante a guerra. Oberyn Martell tentou rebeliar a região para apoiar Viserys Targaryen, o filho sobrevivente de Aerys. Em reposta, Jon devolveu os ossos de Lewyn e foi capaz de fazer as pazes com Doran Martell.

Para fortalecer o trono, Jon negociou o casamento de Robert com Cersei Lannister.
Robert deixou para Jon com grande parte da responsabilidade de governar os Sete Reinos, mas Jon não conseguiu evitar que Robert gastasse grande quantidades de dinheiro em torneios e excessos, metendo o reino com grandes dividas.

Antes da sua morte, Jon trabalhou com Stannis Baratheon para descobrir que os filhos de Cersei, não tinham como pai Robert mas sim o irmão da rainha, Jaime Lannister. Antes de ele poder revelar a sua descoberta, ele morreu. Numa carta para a sua irmã, Lysa acusou os Lannister da sua morte, mas mais tarde é revelado que tinha sido a Lysa a envenar o Jon a pedido de Petyr Baelish.

Casamentos e Herdeiros:

Jon Arryn foi casado três vezes, primeiro com Jeyne Royce, depois com Rowena Arryn, uma prima dele, e depois com Lysa Tully. Em nenhum dos seus dois primeiros casamentos, teve filhos. Por causa disso ele nomeou vários herdeiros, que morreram um a seguir ao outro. Primeiro nomeou o seu sobrinho Elbert Arryn, o filho do seu irmão mais novo Ronnel. Depois de Elbert ter sido executado por Aerys II, Denys Arryn tornou-se no seu herdeiro. Ele era do ramo menor da Casa Arryn de Vila Gaivotas e casou com a sobrinha de Jon. Ele foi morto na Batalha dos Sinos.

Durante a Rebelião, Jon casou-se pela terceira vez com Lysa Arryn, a filha do Lorde Hoster Tully. Isso ajudou para ganharem o apoio de Correrrio na Rebelião, contudo o seu casamento foi sem amor. Lysa achou Jon demasiado velho e odiou o seu mal hálito. Depois de vários abortos espontâneos, Lysa deu a Jon um filho e herdeiro doente, Robert Arryn.

O actual herdeiro da Casa Arryn é Harrold Hardyng, muitas vezes de chamado de "Harrold, o Herdeiro". Harrold é um galante e elegante escudeiro de quinze anos, e um protegido da Senhor Anya Waynwood. Ele não é presentemente um membro da Casa Arryn, mas sim um descendente da linha feminina da Casa, mas como único membro vivo da Casa, ele é herdeiro de Robert. Se o Lorde Robert morresse, Harrold tornasse-ia num membro da casa Arryn e Lorde do Ninho da Águia e Defensor do Vale.
Enviar um comentário