12 de fevereiro de 2010

As Crónicas de Nárnia de C.S. Lewis



As Crónicas de Nárnia, é uma saga infantil de fantasia escrita pelo escritor irlandês C.S. Lewis.

Nota:

Os fãs da série As Crónicas de Nárnia possuem fortes opiniões sobre o correcto modo de ler-se os livros da série. No início, os livros não eram numerados; a primeira editora americana que numerou os romances foi a Macmillan, que colocou número nos livros seguindo a ordem em que foram publicados. Quando a editora HarperCollins assumiu a série no ano de 1994, os livros foram remunerados, seguindo a ordem cronológica, tal como foi sugerido pelo enteado de C.S.Lewis, Douglas Gresham.


Ordem de Publicação

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa - 1950
Príncipe Caspian - 1951
A Viagem do Caminheiro da Alvorada - 1952
O Trono de Prata - 1953
O Cavalo e seu Rapaz - 1954
O Sobrinho do Mágico - 1955
A Última Batalha - 1956

Ordem Cronológica

O Sobrinho do Mágico
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Cavalo e o seu Rapaz
Príncipe Caspian
A Viagem do Caminheiro da Alvorada
O Trono de Prata
A Última Batalha



O Sobrinho do Mágico

Neste livro, Digory e Polly conhecem-se e tornam-se amigos num frio e chuvoso Verão em Londres. Os dois irão viver fantásticas aventuras quando o maléfico tio de Digory, Andrew, que pensa ser um mágico, os manda repentinamente para outro mundo. Acabam por encontrar o caminho para Nárnia, um mundo encantado repleto de um sol radiante, de flores e árvores que crescem miraculosamente e de animais falantes, criado através da canção de Leão… Uma história inesquecível, que nos mostra como começou o glorioso nascimento de Nárnia.



O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...



O Cavalo e o Seu Rapaz

Em O Cavalo e o Seu Rapaz, o jovem Xassta descobre que o seu pai adoptivo tem um plano horrendo: vendê-lo a um estranho homem. Triste e perdido, Xassta conhece um cavalo falante que lhe sugere fugirem juntos para Nárnia, o feliz reino onde as montanhas estão cobertas de urze e as dunas de tomilho, terra onde abundam os rios, os vales, as cavernas revestidas de musgos e as florestas profundas onde ressoam os martelos dos anões. «Uma hora de vida em Nárnia é melhor do que mil anos em qualquer outro lugar.» Na viagem enfrentam perigos constantes e conhecem Arávis, uma rapariga que também fugiu do mundo real e os acompanha até ao maravilhoso mundo.



O Príncipe Caspian

Peter, Susan, Edmund e Lucy, os heróis e heroínas do segundo volume estão de volta para nos contar mais uma fantástica aventura. A história começa quando estas quatro crianças são inesperadamente impelidas, por artes mágicas, de uma estação de caminhos-de-ferro em Londres para o maravilhoso mundo de Nárnia, onde o príncipe Caspian se encontra em apuros. O feliz reino de Nárnia, terra onde os animais falavam e havia pessoas simpáticas que viviam nos rios e nas árvores, chamadas Naíades e Dríades, e onde ressoavam os martelos dos Anões, estava agora ameaçada pelo controlo do perigoso e perverso rei Miraz. Estes quatro jovens, conduzidos pelo magnífico leão Aslan, têm agora a importante missão de ajudar o príncipe Caspian a recuperar o glorioso passado de Nárnia. Será que vão conseguir?



A Viagem do Caminheiro da Alvorada

Neste livro, Lucy e Edmund vão passar umas férias a casa de um primo insuportavelmente ´certinho´. Mas subitamente, enquanto discutem em frente a um quadro da tia Alberta são os três transportados por artes mágicas para Nárnia; mais exactamente para o mar alto, onde reencontram o príncipe Caspian e são recolhidos pelo seu barco: o Caminheiro da Alvorada.



O Trono de Prata

Neste volume, entramos novamente no maravilhoso reino de Nárnia onde os dois jovens Jill e Eustace vêem abrir-se diante de si a porta que os irá levar, num sopro de magia, para a maior odisseia das suas vidas. A missão? Salvar um príncipe que há muito se encontra preso ao feitiço maléfico de uma dama belíssima. O trono de Nárnia está sem sucessor e os corações dos seus súbditos entristecem-se com a longa ausência do jovem príncipe.



A Última Batalha

Eis-nos chegados ao último volume d’ As Crónicas de Nárnia, onde a aventura atinge níveis nunca antes imaginados. Um perigo iminente paira sobre este reino maravilhoso na forma de um falso Aslan que está a transformar Nárnia num terrível inferno. Mas de onde surgiu e quem é aquele leão impostor? Segundo o centauro de barba dourada, um grande conhecedor dos astros, as estrelas não anunciaram o regresso de Aslan para aquela altura. Mas, então, como é que vários narnianos afirmam a pés juntos tê-lo avistado? Com Jill e Eustace a seu lado, o rei Tírian, o nobre unicórnio Jewel e alguns súbditos leais enfrentam o inimigo numa batalha final que irá determinar o futuro de Nárnia
Enviar um comentário