18 de fevereiro de 2010

Catelyn Stark



Catelyn Tully é a mulher de Eddard Stark e a Senhora de Winterfell. Ela tem cinco filhos, Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Catelyn pertence a Casa Tully, ela é a filha mais velha de Hoster e Minisa Tully, ela têm dois irmãos mais novos, Lysa e Edmure. Catelyn é vista pelos seus conhecidos como uma mulher de honra e justa, dando mais valor ao dever do ao desejo fazendo disso o seu principio governativo do comportamento. Ela têm um profundo amor pela sua família. Ele é muito crente a Fé dos Sete. Contundo ela considera o bastardo Jon Snow como intruso na sua famíla, e nunca perdou ned por o ter trazido para casa.

Aparência

Ela é descrita como uma mulher bonita, com cabelos ruivos, olhos azuis e dedos compridos.

História:

Catelyn cresceu em Correrrio, onde se tornou amiga do protegido do seu pai, Petyr Baelish. Ele apaixonou-se por ela, mas ela só gostava dele como um irmão. Quando ela tinha doze anos, foi anunciado o casamento dela com Brandon Stark, herdeiro de Winterfell. Depois de ouvir o anúncio, Petyr desafiou Brandon para um duelo pela mão de Catelyn. Brandon ganhou facilmente, mas poupou a vida de Petyr depois de catelyn lhe ter pedido para não matar o Petyr. Catelyn depois disso nunca mais falou com Petyr e queimou todas as cartas que recebeu dele depois da morte de Brandon.
Apesar de amar e estar prometida a Brandon, ela acabou por se casar com o seu irmão mais novo, Eddard, depois do Brandon ter sido morto por ordens do Rei Louco, Aerys. Ela com tempo também começou a amar Eddard.



Eventos ocorridos durante as Crónicas:

Depois da chegada da comitiva real a Winterfell, Catelyn recebeu uma carta da sua irmã Lysa, dizendo que os Lannister tinha matado o seu marido, o antigo Mão do Rei, Jon Arryn. isto põe os Stark em guarda, porque Ned tinha acabado de receber um convite para ocupar o cargo de Mão do Rei.
Depois de Bran ter sido atacado por um assassino, Catelyn viajou para Porto Real para informar Ned. Lá, Petyr Baelish informou-a que o punhal usado pertencia a Tyrion Lannister. No caminho de volta a Winterfell, ela encontra e prende Tyrion, levando-o para o Vale de Arryn para julgamento, que ele conseguiu ganhar. Esta prisão foi um dos factores que levaram a Guerra dos Cinco Reis.

Catelyn reúne-se com o seu filho Robb e ajudou-o na liderança da sua rebelião contra o Rei Joffrey. Ela viajou sul em direcção a Ponta Tempestade, para conseguir uma aliança com os irmãos Baratheon, Stannis e Renly, ambos se tinham coroado reis, não ela não teve sucesso. Ela testemunhou o assassinato de Renly e tomou Brienne de Tarth ao seu serviço quando elas fugiram. Quando ela ouviu dos (supostos) assassinatos de Bran e Rickon a mãos de Theon Greyjoy, ela liberta o prisioneiro de Robb, Jaime Lannister, numa tentativa de o trocar pelas suas duas filhas, cativas em Porto Real.



O pai de Catelyn, Hoster Tully, morre. Ela assiste ao seu funeral ao lado do seu filho Robb, do seu irmão e novo Lorde de Correrrio, Edmure Tully e do seu tio Brynden Tully. Catelyn é posta em prisão domiciliaria por ter libertado Sor Jaime, mas é permitida a sua presença no casamento do seu irmão nas Gémeas. Apesar da sua cautela ao longo da cerimonia toda, ela e Robb são traídos pelas Casas Frey e Bolton. Quando eles e muitos dos seus homens são assassinados a traição, num acto que ficou conhecido como o "Casamento Vermelho".

Três dias mais tarde ela foi ressuscitada por Beric Dondarrion, que deu a sua vida pela dela. As feridas de Catelyn só parcialmente curar-se, deixando-a mutilada e sem a capacidade de falar. Ela ficou consumida pelo seu desejo de vingança por causa da traição e assassinato feitos contra a sua família. Ela assumiu o nome de Senhora Coração de Pedra e assumiu o comando do grupo de foras-de-lei do Dondarrion, a Irmandade sem Estandartes. Ela liderou a Irmandade numa perseguição sem misericórdia contra todos que considerava serem traidores.



Enquanto liderava a Irmandade, ela encontra um pequeno grupo liderado por Brienne. Brienne informa-a que está a procura de Sansa a comando de Jaime. Mas ela está convencida que Brienne tornou-se numa traidora, porque ela leva a espada oferecida por Jaime, Cumpridora de Promessas. Brienne jura-lhe que ainda é leal mas a Senhora Coração de Pedra insiste em que ela provasse a sua lealdade, e que para isso tinha de matar Jaime. Jaime recusa, afirmado que Jaime mudou. Mas a Senhora Coração de Pedra diz-lhe para escolher entre matar Jaime ou ser enforcada. Brienne, que estava apaixonada por Jaime recusa-se a responder. Mas mesmo antes de ser enforcada ela grita uma palavra.

Senhora Coração de Pedra:

parece que a morte mudou Catelyn. Ela é menos graciosa e clemente do que em vida, é também consumida pela vingança e qualquer pessoa que ela pense que traiu a sua família é enforcada. Ela enforca homens pertencentes aos Frey, Bolton e Lannisters, mesmo que eles não tivessem participação directa no Casamento Vermelho.
A sua aparência também está mudada, com a sua carne a tornar-se macia e mais branca devido aos dias passados na água. Metade do seu cabelo caiu e o resto está branco e frágil. Também as suas feridas não se curaram, com a sua cara cheia de marcas de arranhadelas e a sua garganta cortada. Para falar ela tem de cobrir a sua ferida da garganta e mesmo assim é difícil de a compreender.

2 comentários:

fiacha disse...

Sempre gostei muito desta personagem e provocou-me um dos maiores KO nestas crónicas, nunca pensei que fosse recuperada tornando-se na Senhora Coração de Pedra.

Inteligente, forte é sem duvida uma personagem espetacular e só espero que consiga alguns dos seus objectivos.

Gostava que viesse a saber que alguns dos seus filhos ainda estão vivos (nem que fosse para ver se ainda tem uma lagrimazita para deitar), acho que seria um prémio mais que justo para esta personagem.

A unica coisa que me fez impressão e que com o desenvolver do enredo acabou por ser perdoado, foi nunca reconhecer Jon como seu verdadeiro filho e trata-lo bem, ou pelo menos como irmão dos seus outros filhos.

miguel disse...

esta e uma das personagens mais estupidas das cronicas ela faz tudo mal!!!

-primeiro era mesmo uma estupida com o jon snow (e nao nao o reconheceu como filho nem como irmao dos filhos e nem esta confortavel com os filhos serem irmaos para dizer a verdade)

-depois aprisionou tyrion lannister sem provas concretas simplesmente pois PENSAVA que era o culpado de tentar matar o filho (e nem tinha essa intenção so o fez quando o viu (alias foi o tyrion que a viu) numa estalagem)

-todas as alianças que e pedida para forjar para o filho ou arruinou ou foram um fracasso

-por fim libertou jaime lannister em troca de das filhas sem a permição do seu rei (que concordo que tambemseja um otario)


a unica ocasião que eu gostei( ou mais senti pena) da Catelyn foi quando estava morta mas ela tinha que reviver para estragar a vida a umas mais pessoas inclusive a Brienne!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

nao persebo como e que alguem pode gostar dela!