5 de fevereiro de 2010

Petyr Baelish - Mindinho



Lorde Petyr Baelish, muitas vezes chamado de Mindinho, começa nas crónicas como Mestre da Moeda no Pequeno Conselho do Rei. Ele também é o mestre da intriga na Corte. Mesmo sendo um Lorde os seus terrenos e propriedades são possivelmente os mais pequenos dos Sete Reinos, situados no mais pequeno dos Dedos.
O seu avô era originário de Bravos, e usou o Titã de Bravos como o seu símbolo. Mas poucos sabem disso, até porque Petyr usa um pássaro.

De acordo com fontes não confirmadas, Hoster Tully lutou ao lado do pai do Petyr, e tornaram-se grandes amigos. O que levou a ida de Petyr para Correrrio.
Petyr foi criado como um protegido de Correrrio junto dos filhos do Lorde Tully, Catelyn, Lysa e Edmure. Ele apaixonou-se por Catelyn, mas ela só gostava dele como se fosse um irmão. Quando o casamento de Catelyn com Brandon Stark foi anunciado, Petyr desafiou Brandon para um duelo pela sua mão. Brandon venceu facilmente, e a pedido de Catelyn poupou a vida de Petyr. depois disso Catelyn nunca mais falou com Petyr e queimou todas as cartas que ele lhe enviou depois da morte de Brandon.

A alcunha de Mindinho foi-lhe dada por Edmure Tully, quando ele era um protegido dos Tully.

Por outro lado, Lysa Tully estava apaixonada pelo Petyr. Ela uma noite enfiou-se na cama dele, quando ele estava muito bêbado. Petyr confundiu-a com a sua irmã Catelyn, ele sempre afirmou na Corte e em privado que tinha tirado a virgindade das duas irmãs Tully. Mas Lysa fica gravida de Petyr, e quando o Lorde Tully descobre ele expulsa o Petyr, e obriga Lysa a beber o chá da lua para abortar.

A grande capacidade de lidar com as finanças e de gerar lucros, elevaram Petyr a Mestre da Moeda, mas Lysa também o ajudou a chegar a essa posição, mencionando as suas capacidades ao seu marido e Mão do Rei, Jon Arryn. A sua nova influencia forneceram-lhe novos aliados e contactos, incluindo a Guarda da Cidade de Porto Real. Com esses recursos como ponto de partida, Petyr usou uma série de mentiras e enganos para conseguir uma meteórica ascensão no poder politico.

Petyr planeou o assassinato de Jon Arryn e persuadiu Lysa a enviar a irmã uma carta a culpar os Lannister, o que atraiu os Stark a Corte. Petyr incrimina Tyrion, como o assassino de Jon Arryn, enquanto que ele também engana Eddard Stark, contando tudo a Rainha Cersei. Petyr também usa os Kettleback (que estão a receber dinheiro dele) como agentes destabilizadores entre a luta pelo poder de Tyrion com Cersei. Isso causa uma grande confusão politica, uma condição em que o Petyr tem muito sucesso.

Por recrutar a Casa Tyrell para o lado dos Lannister, Petyr recebe o castelo de Harrenhal, o maior castelo de Westeros, e também o titulo de Senhor Supremo do Tridente. Isso faz tecnicamente Petyr um dos maiores Lordes dos Sete Reinos. Nessa nova condição ele fica um candidato adequado a viúva Lysa Arryn, que ainda o ama.
Ele diz aos Lannisters que vai-se casar com ela para juntar as forças do Vale, as deles, mas na realidade ele está a conspirar contra eles. Quando ele se casa com Lysa ele torna-se no Senhor Protector do Vale, tornando o seu domínio e influencia nos Sete Reinos ainda maior.

Durante esse tempo, ele conhece Sansa Stark e acha-a muito parecida com a sua mãe, que ele amava. Enquanto está no Ninho da Águia ele trabalha em conjunto com Olenna Tyrell para envenar o Rei Joffrey no seu casamento com Margaery Tyrell (mas ele mais tarde diz a Cersei, o plano de Olenna de casar Sansa com Willas Tyrell, herdeiro de Jardim de Cima). Fazendo a culpa cair em Tyrion
Ele no caos, leva clandestinamente Sansa Stark para o Ninho da Águia, fazendo-a passar por uma filha bastarda sua chamada de Alayne.
Com a Catelyn morta, Petyr apaixona-se por Sansa. Quando a instabilidade mental de Lysa aumenta perigosamente depois de ela ver o Petyr a beijar Sansa, ela tentar matar Sansa, mas ele consegue o evitar e mata ela em vez. Ele desta vez, culpa o cantor Marillion da morte.

Com a Lysa morta, Petyr auto proclama-se o Lorde Protector do Vale, com Robert Arryn como seu protegido. Os mais poderosos Lordes do Vale juntam-se para exigir a Petyr que abdica-se de Robert. Lyn Cobray, que secretamente recebia dinheiro de Petyr, puxou da espada durante as conversações. Esta quebra na ética deu a Petyr, a vantagem de poder pedir um período experimental da sua tutela sobre Robert. Petyr confidenciou a Sansa os seus planos que ia usar a seguir para eliminar os Lordes que estavam no seu caminho. Ele também revelou o seu planos para ajudar Sansa a reconquistar o Norte e de querer casar-lhe com o herdeiro dos Arryn, Harrold Hardyng.
Enviar um comentário